No passado dia 18 de Janeiro, a escola Manuel de Figueiredo celebrou a passagem dos 30 anos da sua construção. As comemorações tiveram lugar no espaço da escola e dividiram-se em dois períodos e diversas actividades.
Na parte da manhã, os alunos visitaram uma exposição na biblioteca da escola alusiva ao tema, onde construíram um mural em papel de cenário, que será guardado. Mais tarde, o director da escola revelou que o mural de papel será devidamente acondicionado e colocado na arca da memória que será instalada na futura escola de Manuel de Figueiredo.
Em articulação com estas actividades decorreram acções no âmbito do projecto educação para a saúde e antigos professores e alunos voltaram às salas de aula para transmitirem aos actuais discentes o seu testemunho, as suas memórias.
À tarde, o conservatório de música do Choral Phydellius apresentou dois apontamentos musicais na sessão solene. Nesta sessão, o vereador Paulo Tojo usou a palavra em nome da câmara municipal, expressando o desejo da autarquia de iniciar as obras da nova escola Manuel de Figueiredo no período das férias, após o fim do presente ano escolar.
Foram projectadas as transformações que se avizinham com a construção de uma nova escola. O director salientou a importância pedagógica deste novo espaço, que permitirá aliar boas condições de trabalho, ao trabalho de excelência que hoje já é apanágio da escola e do agrupamento. Reforçou-se o desejo de se continuar a ser escola de referência na área da música e do ensino articulado, divulgou-se o intento de criar uma sala Teacch para alunos autistas.