No âmbito da reconversão da antiga Garagem dos Claras e reabilitação do espaço envolvente, projecto inserido no programa de acção da Regeneração Urbana do Centro Histórico de Torres Novas, foi já concluída a transferência do acervo que integrava o Museu de Etnografia e Arqueologia Industrial, até há pouco localizado naquele espaço.
A mudança, monitorizada pelos técnicos do Museu Municipal e com a colaboração da Universidade Nova de Lisboa, decorreu entre os dias 30 de Janeiro e 6 de Fevereiro, tendo as peças sido transferidas para o Pavilhão Desportivo da Silvã (pavilhão Matias Pedro). Este edifício, recentemente adquirido pelo Município de Torres Novas, foi alvo de obras de adaptação para receber o acervo museológico, com ligeira intervenção na sua estrutura.
A antiga Garagem dos Claras será convertida num amplo espaço público coberto, em estreita articulação com a Praça 5 de Outubro e com o castelo, revitalizando assim o histórico Largo de São Pedro. Esta obra passará pela total remoção das paredes laterais da antiga garagem de autocarros – na Rua dos Cides e na Rua de São Pedro – mantendo-se os pilares metálicos que sustentam a estrutura e que serão reforçados e revestidos. A cobertura de chapa será substituída por materiais que permitam a entrada de luz, mas assegurando o isolamento térmico. A empreitada foi adjudicada à firma Miraterra – Obras Públicas, Lda., pelo valor de 487 478,28 euros, acrescidos de IVA. A taxa de financiamento comunitário é de 80% do total do investimento. q