o riachense

Sábado,
20 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Tempo de resistência

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Continuam tristes e perturbados os tempos que vivemos. Nesta edição, damos sequência aos retratos da crise económica como é sentida na nossa região, virando agora as atenções para algumas empresas que resistem como podem, esperando por tempos melhores no futuro.
É também de resistência, e da construção de condições para continuar a viver, que damos conta a propósito das celebrações de mais um aniversário do Atlético, que conseguiu juntar centenas de amigos em animada confraternização, e nos primeiros passos para a constituição de uma rede de museus rurais, onde a base territorial se constitui como um elemento chave deste esforço de tentar que a cultura e o património se tornem coisas quotidianas nas nossas vidas.
Em época de carnaval, assistiu-se a mais um episódio da comédia de desgraças em que se vai tornando o processo de desmantelamento do contrato social em que assentavam relações de trabalho, planos familiares, sonhos individuais: a tentativa de retirada dos direitos de viagem aos ferroviários, se em si pouca importância tem à escala do que se vai assistindo no País, vale sobretudo pelo que significa de desprezo por contratos assinados e pelas relações de confiança com que podíamos contar em grande parte da nossa organização social. Agora, é cada vez mais a imposição da força, a lógica do poder, o oportunismo sobre os mais fracos.
Como se esse poder durasse sempre, como se a verdade fosse absoluta, como se o mundo tivesse que ser criado de raíz, por quem entende que ele deve ser conforme aos seus interesses. A história já mostrou, tantas vezes, como são de areia essas bases que agora se mostram sólidas e poderosas.
 
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária