o riachense

Quinta,
18 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Turrisespaços envia factura da utilização dos espaços às colectividades

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

O Clube Atlético Riachense anda a receber as facturas da utilização do pavilhão municipal de Riachos. Entre as modalidades de ginástica de manutenção, ginástica desportiva, futsal e atletismo, a conta da Turrisespaços em Janeiro chegou quase aos três mil euros e em Fevereiro aos 2300 euros. O Clube de Natação de Torres Novas disse à rádio local que terá de pagar quase 30 mil euros pela utilização das piscinas municipais durante os dois primeiros meses do ano. A empresa municipal tem sob a sua alçada ainda os campos de ténis e o Teatro Virgínia.

Quando, em Fevereiro, o Atlético recebeu a primeira factura, as indicações da Câmara foram no sentido de ignorar porque tratava-se de uma mera formalidade contabilística. A estupefacção veio quando em Março a segunda factura intimava a pagar a dívida sob pena de não poder utilizar mais o pavilhão. José Júlio Ferreira, da comissão administrativa do Atlético, correu a indicar às secções do clube para não utilizarem mais o pavilhão. O resultado foi uma semana de interrupção das práticas desportivas no pavilhão e muitas preocupações entre os dirigentes e atletas.

A ginástica de manutenção andou à procura de espaços emprestados para prosseguir, a nova secção de ginástica desportiva, que tem doze atletas a prepararem-se para a competição, disse que parar é morrer, e o futsal chegou a pensar ir para o Palácio dos Desportos, porque tem campeonato ainda vai a meio. José Luís Mota, do atletismo, apelou aos atletas na página da secção: “vamos todos à luta, neste momento estamos na rua não temos local de treino e tudo isto porquê? Não sabemos, políticas, gente que não tem o mínimo de respeito por um trabalho duro e difícil que é dar formação a tantos jovens. Sim, porque esta secção de atletismo tem 43 jovens atletas inscritos na Federação, tem compromissos desportivos e agora não tem onde treinar. Por isso faço um apelo a todos os responsáveis, que pensem bem naquilo que estão a fazer a estes jovens e tomem a atitude certa”.

A informação prestada a o riachense pela Turriespaços é que a Câmara Municipal já está a tratar dos procedimentos para resolver a questão. Estes traduzem-se em elaborar um contrato-programa no âmbito do apoio ao associativismo, ao qual os clubes terão de se candidatar para depois receberem o montante pedido pela Turriespaços, o que estará contemplado no orçamento de 2013, segundo informação dada ao Atlético pela câmara.

A legislação actual impede a existência das empresas municipais com prejuízo, pelo que esta é uma forma encontrada para gerar receitas para a Turriespaços. Na prática, a Câmara transfere o dinheiro do aluguer dos equipamentos para os clubes que, por sua vez, pagam à Turrisespaços, criando assim uma receita para a empresa.

 Entretanto, os clubes passaram pelo susto de terem de ficar sem actividade e, depois de algumas reuniões, permanece a insegurança quanto à resolução do problema. José Júlio Ferreira, contudo, disse-nos que ia dar indicações às secções para retomarem a actividade normal no pavilhão esta semana.

 
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária