o riachense

Sexta,
19 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Gustavo Faria

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Boleia para um mundo melhor

A eleição de um Papa é um acontecimento raro, digno da velha questão “onde estavas quando…?” Ora, eu estava fora de casa e mal se avistou o fumo branco e colei-me a um minirrádio a acompanhar como pude uma rara emissão.  
Primeiro que tudo, nunca tinha sequer ouvido falar de Jorge Mario Bergoglio, mas assim que anunciaram o nome que escolhera para o seu pontificado, tremi de emoção. Na História da Igreja, Francisco é um nome de um homem que era simplesmente o filho de um homem rico e que tinha tudo para continuar a sê-lo sem precisar de mexer uma palha. Mas Francisco de Assis, abdicou de tudo, diz até que se despiu em frente ao pai e ao bispo e saiu dali conforme veio ao mundo, como que num novo parto, este por opção, mudando radicalmente de vida.
Agora, um cardeal que veio do fim do mundo, parece estar a provocar este novo parto na Igreja, a despir-se de uma segurança apertada para estar mais perto das pessoas, a desprender-se da riqueza para elevar os pobres, a abdicar de mantos vermelhos para que o branco das suas roupas seja luz para um mundo que precisa muito dessa luz. Esta escolha do nome Francisco é ousada, porque o seu nome implica rumar sem descanso contra a corrente do mundo. Francisco é um nome que compromete, mas assumir-se como cristão nos dias de hoje também e agora com este Papa ainda mais.
O que o Papa Francisco tem dito e mostrado nestes dias é que ser cristão não é permanecer num estado de felicidade, mas ir ao encontro dos que não estão felizes, o que pode ser verdadeiramente difícil. Já o vimos a abraçar e beijar pessoas com deficiência, já o vimos lavar os pés a jovens delinquentes, já o vimos abdicar do luxo e da segurança. O mundo, ou grande parte dele, está oficialmente derretido com a simpatia e simplicidade do Papa Francisco. Só que, infelizmente, comover-se com os seus gestos não chega para que o mundo fique melhor. Ouvir as suas palavras de esperança, rir com os seus rasgos de bom humor e dizer apenas que se gosta deste Papa é o mesmo que ter sido contemporâneo de São Francisco e ter estado a aplaudi-lo à distância enquanto construía uma igreja em ruínas e levantava os pobres do chão. Com os aplausos, São Francisco pouco teria conseguido, porém, com os que, tocados pelo seu exemplo, largaram tudo e se juntaram a ele, São Francisco conseguiu uma transformação na Igreja de então e salvou vidas de muitos pobres e doentes.
Os gestos deste Papa são subversivos, tanto quanto os do próprio Jesus: são um convite ao trabalho de mudança deste mundo comprovadamente injusto e não a ficar numa plateia à espera que a coisa mude. O Papa é louvado por parar o carro para cumprimentar as pessoas, sorrir para desconhecidos, cuidar dos outros, abdicar do que não precisa, estar com aqueles que estão excluídos (mesmo os que estão à margem por culpa própria como os que cometem crimes e vão presos)… Se pensarmos bem, tudo isto é muito bonito e louvável no Papa, mas porque será tão difícil no concreto do nosso dia-a-dia? Talvez porque vai contra a corrente do mundo, contra a lógica da vida em sociedade. Ser cristão é arregaçar as mangas, ferir as mãos, cansar-se, ser gozado e ainda assim ter motivos para celebrar em conjunto.
Em jeito de conclusão e longe de mim querer fazer do Cristianismo a única via possível para a mudança, temos agora uma boleia inesperada rumo a um mundo melhor e é-nos pedido uma tomada de posição: vamos ou ficamos? O Papa Francisco vai, sem dúvida, e eu quero ter forças para ir também.

 
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária