o riachense

Sexta,
26 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Ana Isabel Santos

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Por Portas e travessas

Depois de duas semanas de agitação social no Brasil, eu estava longe de imaginar tamanha convulsão política no executivo de Pedro Passos Coelho.

Foi com surpresa que recebi a notícia da demissão de Gaspar. Li, atentamente, a carta que apresentou ao primeiro-ministro. Encontrei nas suas palavras, um tom de humildade que por momentos me deixou quase enternecida. Gaspar escrevia que o incumprimento dos limites originais do programa para o défice e a dívida de 2012 e 2013, levaram a sucessivos desvios, que terão minado a sua credibilidade. Pela primeira vez, em cerca de dois anos, estávamos de acordo. 

As nossas opiniões reencontravam-se, novamente, uns parágrafos abaixo. O então ministro das Finanças alertava para os níveis do desemprego e do desemprego jovem. E apontava o investimento como resposta. Mas para isso é preciso ‘credibilidade e confiança’. E a ladainha repete-se, com Gaspar a admitir que lhe falta tudo isso e ‘mais qualquer coisinha’.

O ex-ministro das Finanças está correcto em tudo o que diz. Agora, eu não entendo como é que um profissional que já passou por várias instituições de renome, nomeadamente o Banco Central Europeu, não anteviu o impacto que uma decisão destas teria junto dos mercados financeiros. 

Mas a culpa não morre solteira. E Paulo Portas é um forte exemplo disso.

Já todos sabíamos do ambiente de crispação entre o líder do CDS e o primeiro-ministro. Mas o que descobrimos com a demissão ‘irrevogável’ de Portas é ainda mais surpreendente. Os anos não passam pelo antigo ministro dos Negócios Estrangeiros. E os caprichos do menino mimado de outrora emergiram. 

A nomeação de Maria Luís Albuquerque para o ministério das Finanças foi o principal catalisador desta semana explosiva. Portas não gostou e amuou. Reconheço-lhe alguma razão. Concordo com o conteúdo das reivindicações, discordo da forma como se tentou afirmar.

De facto, Maria Luís Albuquerque parece-me impreparada para o que aí vem. E as ligações, pouco claras, ao caso dos ‘swaps’ levantam grandes dúvidas acerca da sua conduta profissional. Paulo Portas tem toda a razão. Maria Luís Albuquerque representa a continuidade das politicas de Vítor Gaspar. Políticas, que o próprio admite, na carta que escrevera, que falharam. Era preciso um rosto ‘novo’, credível e competente. Com boas capacidades técnicas e alguma sensibilidades social (ao contrário do seu antecessor). A Passos Coelho faltou imaginação e a hipótese mais óbvia foi a escolhida. A ver vamos.

Uma pequena nota para Cavaco Silva ao longo de todo este processo. O Presidente da República leva à letra o ditado popular ‘o silêncio é de ouro’. É um presidente ausente, alienado da realidade e pouco imparcial. Pouco se pronunciou sobre o caso, pouco aparece e nunca se percebe muito bem o que anda a ‘tramar’. Não soluciona. Complica. 

De regresso a Portas e à sua demissão relâmpago.

Pedro Passos Coelho reagiu com uma declaração ao país e encostou Portas à parede. 

As palavras do primeiro-ministro terão inflamado ainda mais a ira do ministro dos Negócios Estrangeiros. Da longa declaração ficaram as palavras ‘Não me demito. Não abandono o meu país.’ Confesso que por momentos encontrei ali o ‘saudoso’ José Sócrates. Que repetia, à exaustão, que o país não precisava de um pedido de assistência financeira. 

Mas entre idas a Belém, rondas negociais e muito ‘bate-boca’ a coisa lá resolveu. Num comunicado conjunto, Portas e Passos Coelho anunciavam a nomeação do democrata-cristão para vice-primeiro-ministro com a coordenação das áreas económicas, da reforma do Estado e do relacionamento com a troika. Sectores chave para a esta segunda metade da legislatura.

Mas o maior problema, Maria Luís Albuquerque, continua lá. Em três dias deixou de incomodar.  Em três dias as suas políticas de continuidade, ter-se-ão, imagino, transformado em políticas de viragem. Paulo Portas, depois de uma demissão irrevogável – com a qual tão pouco concordei – teve o comportamento de um fedelho. Deu o dito por não dito e demonstrou, que afinal tem um preço. E não são os ímpetos patrióticos que o movem. Se assim fosse, teria pensado nas consequências da sua saída muito antes de a ter anunciado. 

E sem percebermos muito bem como, por portas e travessas lá está ele. De poderes reforçados. De pedra e cal.

Uma semana de regozijo para José Sócrates. Que tanto se deve ter deleitado com estes parceiros de coligação.


Actualizado em ( Quarta, 10 Julho 2013 13:21 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária