o riachense

Quinta,
28 de Março de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

António Mário Lopes dos Santos

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Agosto Desgosto

O Atlântico, muito azul, bate-me de chapa no rosto. Monte Gordo, uma semana, num regresso ao que me parece sem visíveis mudanças. Segundo os media, o turismo cresce. As ruas e o areal demonstram-no. Difícil, um lugar de estacionamento público.

Quem chega e consegue, estaciona e, durante o tempo de permanência, não volta a circular com o veículo. Há dinheiro para férias? As televisões publicitam que neste período aumentou na banca o aferrolhar dos portugueses. Mas a entrevista que a televisão generalista passa é a de uma mulher de meia-idade que responde de forma negativa, é preciso muita ginástica para o dia-a-dia, a electricidade, a água, a renda de casa, a alimentação. E peremptória: não tenho nenhuma conta bancária. Tomara eu que o que se recebe chegasse ao fim do mês. 

Tem menos sorte do que Cavaco Silva, que optou por duas reformas, uma do Banco de Portugal e outra da CGA, por ter sido professor universitário. Ocupou o cargo de Presidente da República, mas considerou que o vencimento do cargo não lhe daria para viver. 

Leio na imprensa de hoje que este governo projecta uma lei que os reformados que sejam autorizados a exercer funções públicas deixarão de poder escolher entre o salário e a pensão, deixando pura e simplesmente de receber esta(s) última(s). Não acredito que tal lei entre em vigor, pelo impacto que traria à sociedade portuguesa, onde a maioria da classe política se mantém em cargos políticos, administrativos, financeiros, acumulando com a reforma que obteve a partir de dois mandatos políticos. Presidente da República, presidente da Assembleia da República, presidentes e vereadores autárquicos a tempo inteiro, ministros, secretários de estado, deputados, quadros superiores da banca e da finança, sociedades de advogados, administradores de tudo quanto escorre, militares na reserva e na reforma, juízes, ministério público, administradores hospitalares, das fundações, das PPPs, professores multiuniversitários, médicos multihospitalares, gestores multiadministrações, judiciária, forças de segurança. 

Com fregueses destes que pode fazer o governo senão ir roubar-me mais 10% à reforma, onde já rouba, desde que governa, cada vez mais, em nome de pôr a casa em ordem – O BPN e as ofertas e vendas de acções não são um caso de polícia? A corrupção endémica que enche páginas de jornais, televisões por cabo, livros, internet, não é assunto do ministério público? Os tribunais portugueses não servem para este tipo de crime? Os vencimentos dois assessores e cargos nos ministérios que se publicam no Diário da República e correm em listas na Net, são excepções às tabelas públicas?

O que é certo é que, cidadão reformado, cada vez pago mais impostos, cada vez usufruo menos direitos, corto cada vez mais na posta do que para mim é essencial, a idade obriga-me a gastos outrora desnecessários, não abdico de ajudar a família que este governo considera mercadoria supérflua, não tenho outra coisa além da minha reforma para responder às crescentes despesas e urgências, este governo e seus partidários lembram-me as considerações éticas de S. Tomás, «cumpre o que ele te diz, não o que ele faz». 

Talvez se o papa Francisco passasse por Portugal, tivesse de meditar primeiro nas razões da trágica ligação do catolicismo luso com o polvo tentacular da corrupção e lhe fosse necessário meditar no sermão de Santo António aos peixes do jesuíta Padre António Vieira, antes de se distrair nos apertos de mão que são, afianço-lhe, como os de Judas. 

O mar está à minha frente, apelativo. A Manta Rota fica ao lado, mas é local pouco convidativo. Em Agosto faz-me urticária.

Relembro o manguito do Fernando Assis Pacheco, ao escutar a meu lado um cidadão comentando as medidas governamentais: qualquer dia não há função pública. O Santana Lopes tratará misericordiosamente dos necessitados e o Marcelo Rebelo de Sousa porá os pontos nos is na sua homilia dominical na TVI.

Há mar e mar, há ir e voltar, publicitava o Alexandre O’Neill. 

Só que não há Titanic que nos valha, perdida a História Trágico-Marítima.

A não ser que em Setembro este povo se zangue e desfaça de vez as sondagens que não sei como e a quem são feitas.

 7 de Agosto de 2013 

  Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

António Mário escreve sempre às quintas-feiras em www.oriachense.pt 

Actualizado em ( Quinta, 08 Agosto 2013 11:55 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária