o riachense

Sexta,
26 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Carlos Gameiro

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Matar a vaca?

 

O amigo Ricardo não se importará que recupere aqui a conversa que tivemos há uns tempos:

_ “Temos é que matar a vaca” – foi a expressão que usou. Na verdade não tenho a certeza que a tenha usado no sentido em que a tomei, mas é verdade que todos a ouvimos ou dissemos já, e que todos lhe damos mais ou menos o mesmo sentido: O Estado é uma enorme vaca, que todos, ou quase todos, somos obrigados a alimentar, e em cujas tetas mama uma grande parte da população, essa corja de preguiçosos brutos e incompetentes, vulgo Função Pública.

Bem, comecemos pela escolha do animal: Como ouvi um criador de gado explicar a uma bonita e surpreendida cara da televisão de todos nós, a vaca gera, normalmente, ninhadas de apenas um descendente, pelo que, se queremos uma analogia com uma quantidade enorme de malta a sugar alegremente na teta do bicho, mais vale chamar à coisa… porca. Essa sim, tem ninhadas grandes e até gosta de chafurdar naquilo em que todos nos sentimos também cada vez mais enterrados.

Mas será mesmo necessário matar a vaca…ou a porca, ou cortar o acesso dos leitões à teta? Será isto a solução para reduzir os custos de alimentar o animal – a porca…ou a vaca, ou o tal monstro que se calhar até é uma mistura das duas?

Quem já viu uma ninhada de porcos crescer sabe que nem todos os leitõezinhos são iguais. Há os que crescem saudáveis, gordos e luzidios, mas há também sempre um ou dois enfezados, que raramente conseguem chegar à teta, e que acabam normal e naturalmente por ser empurrados, pisados pelos irmãos e até pela própria mãe e cujo destino, não sendo afinal diferente do dos irmãos, é dramaticamente antecipado, normalmente por opção do próprio produtor. Pergunte-se a qualquer um português não trabalhador do estado, empregado ou desempregado, e a solução escolhida será quase sempre esta, sendo que o leitão a abater corresponde também quase sempre aos mesmos: funcionários públicos, professores, médicos e enfermeiros. Não pretendo aqui que estas classes profissionais correspondam a uma parte pequena da ninhada. Não é. Antes pelo contrário, mas considerar o seu peso no orçamento do estado sem considerar a importância que têm para o desenvolvimento de uma sociedade verdadeiramente evoluída, ou sem contrapesar os custos a haver de todos nós, a muito curto prazo, se acabássemos com aquilo que nos garante de fato, a todos nós - seria mesmo bom que fosse em igualdade - a saúde, a educação, a paz (nem que seja social), e já nem falo do pão e da habitação (Oh!... Essa maldita e nefasta Constituição!). Imaginam-se a viver num país em que só os filhos do Senhor Doutor têm direito a ser doutores? Imaginam o que faríamos com os milhares de jovens que ainda vão sendo salvos, ainda que por um sistema educativo imperfeito, de um destino de marginalidade e miséria? Imaginam ver-se doentes ou feridos, barrados à entrada de um hospital por não terem em dia o seguro necessário? Alguns ainda se lembrarão de coisas deste género. Se calhar já estivemos mais longe, e não é difícil encontrar nos costumados países de referência quem já lá esteja (os maus exemplos também deviam servir-nos).

O problema é que muitas vezes nos fazemos esquecidos em relação ao que representa realmente a vaca. Fazemos como o leitão que é empurrado e espezinhado, grunhimos um bocadinho, mandamos umas bocas no café e nos transportes cada vez menos públicos, escrevemos umas linhas de vez em quando e pouco mais.

O problema é que a vaca é uma porca, que gosta de se deitar nos melhores hotéis, de almoçar no Tavares e jantar no Gambrinus depois de cumprida a sua obrigação de figurante na novela diária da ARTV (não, não é nenhum canal televisão dedicado à ARTe). Se calhar devíamos era tirar as milhas de avião e o cartão de crédito à vaca. Se calhar devíamos tirar o sorriso da boca dos amigos da vaca, que bebem champanhe pelos gabinetes das empresas agora privadas, que sabem estar à vontade, que podem cometer as carneiradas que quiserem, pois haverá sempre uma teta à espera para os salvar, à custa da porca,… da vaca e em boa parte dos tais funcionários públicos.

Temos que matar a vaca? Não, a vaca pode ser salva, e a sua salvação pode ser afinal a nossa própria redenção. Precisamos é deitar mãos à obra. Podemos começar por arregaçar as mangas e enfiar o boletim de voto no buraco da urna da vaca, e não deixar para troikanos e outros extraterrestres decisões que devem ser nossas.

 

O autor deste texto escreveu umas vezes segundo o antigo acordo ortográfico e outras segundo o novo, por nenhuma razão em especial. Anda confuso com tanta idiotice.

 

Actualizado em ( Quinta, 08 Agosto 2013 12:04 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária