o riachense

Sábado,
20 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

António Mário Lopes dos Santos

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Corrupção ou não, eis a questão

Quando se termina a leitura das 56 páginas da auditoria da Inspecção Geral de Finanças e se lêem as conclusões, fica-se com a pergunta: e agora? Paulo Morais e Maria José Morgado, no D. N. de 16 do corrente, são peremptórios. O primeiro: «Uma inspecção com tutela do Governo é uma inspecção que nas autarquias é sempre ineficaz»; a segunda:«O Ministério Público não tem meios suficientes para investigar estes casos» Mas, não deixa, e peço permissão para transcrever, de apontar uma das razões: «O crime de gestão danosa não é aplicável ao exercício em cargos do poder central ou local. Há, porventura, uma zona legal de impunidade que impede a incriminação directa pela má gestão dos dinheiros públicos em cargos desta natureza. Daí que se foi tornando fácil misturar dinheiros públicos com interesses privados, que se tenha apagado a fronteira da ética e se tenham feito fortunas privadas com dinheiros públicos». Segundo o Tribunal de Contas, 43% dos processos (conhecidos, acrescento) entre 2009-2012 tiveram origem no poder local. Mas, se a inspecção é ineficaz, e o Ministério Público não tem meios, como se atinge esta percentagem?

A primeira questão a pôr, em relação ao documento citado, é: que razões impedem a sua publicação? Não sei que palavras jurídicas se usam para explicar que tipo de crime assenta na deturpação de orçamentos públicos, com graves penalizações para terceiros – o erário público, os rendimentos dos cidadãos que pagam impostos. Se cada autarquia, segundo Paulo Morais (D.N. 18/19) recebe mil euros por cada munícipe, não terá direito de se saber para onde foi esse dinheiro, já que serviços essenciais, como em Torres Novas, água, saneamento, (electricidade - o PAEL não é também para o pagamento desta dívida?), gás, são pagos à parte? Quando se investiga um orçamento, e se verifica, como o PCP local acusou recentemente e o B.E. secundou, estão a ser pagas indemnizações a empreiteiros por alterações não aprovadas, como é o caso das obras do Convento do Carmo (675 mil euros), ficando a obra final em 3 milhões de euros, três vezes mais que o orçamento inicial (O Riachense, 7 /8/2013). O Palácio dos Desportos poderia ter sido feito por metade do dinheiro (Carlos Tomé, O Almonda, 12/7/2013), O edifício do Caldeirão que era para transformar em Centro de Ciência já custou 90 mil euros de indemnização, porque a obra foi lançada sem antes ter garantido os fundos comunitários (e os 300 mil camarários estavam-no?), que o empreiteiro (já agora, quem foi) meteu no bolso por assinatura do presidente da Câmara à custa do meu, do teu, do nosso. Mas isto não tem nome, não é crime? Será um dos moinhos de vento com que se bateu D. Quixote?

Poder-se-ia juntar muito mais coisas – por exemplo, o PDM. Nunca foi concluído. Porquê? Mouraz Lopes, presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses, talvez indicie as causas: «a pressão imobiliária é terrível, estando muitas vezes relacionada com o financiamento dos partidos políticos… Mas as autarquias são alfobre de tentações onde se multiplicaram esses atos, estando os autarcas sujeitos a pressões de empresas imobiliárias, onde se multiplicam os caciquismos e os compromissos pessoais. (D.N. 16/9/2013). O PDM aprovado impediria a anarquia urbanística de Torres Novas dos últimos vinte anos, e talvez se tivessem gasto muitos milhões de euros a menos...

Mas não esqueçamos outras promessas – a casa para o escritor Lobo Antunes, no Almonda, feita a partir duma escola. Lobo Antunes escritor desapareceu do mapa do apoio socialista, o irmão arquitecto eclipsou-se, abandonando o último cargo, na assembleia municipal. Houve gastos ou não? Quem os paga? Os mesmos de sempre? Os concursos literários e de sociologia, com o nome de Maria Lamas, não pagos. Quem se desonra? 

As viagens presidenciais a Cabo Verde, Timor, Europa, etc., ao serviço de quem? Que ganhou Cabo Verde com tal intercâmbio? E Torres Novas? Não dá para nenhum partido da oposição querer saber quanto tudo isso custou ao município, nos últimos, pelo menos, dez anos? Que haverá em Santo Antão e em S, Vicente que tanto prende o interesse autárquico? Não é altura da política se assumir transparente? Como afirmou Carlos Moreno, juiz jubilado do Tribunal de Contas. «Todos os municípios e empresas públicas e fundações deviam ter um sistema de controlo interno completamente independente da gestão, que produzisse pareceres sobre o que as diversas entidades municipais tivessem desenvolvido. Pareceres esses que deveriam ser publicitados» (D.N.18/9/2013).

A auditoria da inspecção teve consequências? Levou a alguma investigação do Ministério Público? Ou terá razão o ex-inspector da policia Judiciária, Carlos Anjos, durante anos responsável na P.J. pelas investigações às autarquias e ao futebol, «sinceramente não sei qual é pior» -nem comento - que defende «que as inspecções devem ser feitas por pessoas independentes que não sejam nomeadas pelo secretário do Estado ou pelo ministério». (DN 18/9/2013), porque podem pertencer todos ao mesmo partido.

Mesmo da cor política diversa, quem impede de se encontrarem nos mesmos restaurantes, universidades e lojas maçónicas?

 19 de Setembro de 2013 

  Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

António Mário escreve sempre às quintas-feiras em www.oriachense.pt 

Actualizado em ( Quinta, 19 Setembro 2013 16:59 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária