o riachense

Quinta,
28 de Maro de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

A capa de 9 de Outubro - nota da direcção

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
É o dever de um jornal premiar os vencedores das eleições dando-lhes mais espaço?

Muitas críticas nos têm vindo a chegar sobre a capa da edição de 9 de Outubro. Foram dois os principais elementos que motivaram controvérsia entre alguns leitores d’O RIACHENSE: o maior destaque dado na capa aos resultados eleitorais para a Câmara em detrimento dos da Junta de Freguesia de Riachos e a opção pela manchete “PS vence mas alternativas à esquerda saem reforçadas”, cuja foto apresenta Helena Pinto a festejar a vitória do Bloco de Esquerda por ter eleito pela primeira vez um vereador.

Não sendo nossa obrigação justificar as opções editoriais que levam à elaboração da capa (que não passa disso mesmo, de uma capa, à qual o conteúdos não devem ser subjugados), queremos ainda assim elucidar as nossas decisões.
A manchete deveu-se sobretudo a uma análise aos resultados autárquicos e não à simples transposição dos mesmos para o jornal, o que levaria a um nada enriquecedor título “PS vence eleições em Torres Novas”. Dez dias após as eleições e a publicação na capa de vários semanários locais e regionais de fotografias do PS e de Pedro Ferreira a festejar, considerámos que seria insípido, um desperdício de espaço informativo e, claro, contraproducente do ponto de vista editorial, repetir a imagem e a notícia. No dia 9 de Outubro, alguém não sabia já que o Pedro Ferreira foi o vencedor? Qual seria o objectivo de repetir a notícia e as imagens dez dias depois?
Então, é o dever de um jornal premiar os vencedores das eleições com a atribuição da foto da capa ou de um título grande, tal como alguns leitores nos deram a entender nestes últimos dias? Não. Achamos que é o dever do jornal destacar elementos que acrescentem esclarecimento à informação que o leitor já tem previamente.
A mais importante novidade decorrida destas eleições não foi a vitória do PS, o que já era esperado por todos. Todos esperavam mais uma maioria do PS, agora com Pedro Ferreira na dianteira. Por isso, a novidade foi a fuga de milhares de votos do PS e do PSD, partidos do centro, directamente para os partidos situados à sua esquerda, CDU e BE, em comparação com os últimos 16 anos de governação municipal. O PS esteve 20 anos a crescer em Torres Novas e agora perdeu um dos cinco vereadores que tinha e ficou a um mandato da perda da maioria. A oposição ficou agora com 3 mandatos para 4 do PS. Na Assembleia, o desgaste do PS no eleitorado torrejano foi ainda mais evidente. Sem o voto dos presidentes de Junta do PS, António Rodrigues não tinha maioria na Assembleia Municipal para o eleger presidente no próximo sábado, dia 19, na biblioteca municipal.

Sobre a preferência do destaque à Câmara sobre a Junta, somos um jornal de forte implantação local, mas tentamos não abdicar da relevância informativa que orienta o jornalismo. De uma forma realista, o que é mais importante para o futuro da freguesia de Riachos, a gestão da Câmara ou a gestão da Junta? O jornal achou que a mudança ocorrida no executivo da Câmara vai ter mais importância nos destinos nas freguesias do que a mudança ocorrida na Junta. Porque, infelizmente, todos sabemos que o poder directo de intervenção da Junta de Freguesia é, por circunstância, muito pouco. 

Às críticas que pretendem acusar a direcção do jornal de trabalhar sob uma orientação política, não podemos responder, visto que ficam esvaziadas perante o facto de terem sido feitas exclusivamente por pessoas ligadas a partidos ou candidaturas, actuais ou passadas, e reflectem desejos partidários próprios de exposição mediática.
 
A direcção de O RIACHENSE 
Actualizado em ( Segunda, 14 Outubro 2013 14:27 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária