o riachense

Sexta,
19 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Joaquim Alberto

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

 Forte com os fracos, fraco com os fortes

FARPADAS

O governo apresentou o orçamento de estado para o ano de 2014. Todos os comentadores dizem que vem na linha dos anteriores orçamentos. Alguns para dizerem que não há outra possibilidade, outros para dizerem que desta maneira continuaremos a destruir a economia portuguesa e que, assim, nunca conseguiremos sair do buraco em que nos encontramos.

Este orçamento, como os outros, foi feito para enriquecer os mais ricos e empobrecer os mais pobres. Com este orçamento, nem o défice nem a dívida diminuem. Com este orçamento, não haverá ajustamento das contas públicas, mas haverá ajuste de contas. Desde o 25 de Novembro de 1975 que o PSD e o CDS esperavam por esta oportunidade: ajustar contas com o 25 de Abril de 1974. Aliás, o golpe militar do 25 de Novembro foi feito para que um dia fosse possível fazer um orçamento como este. Este orçamento é a vitória total e completa do 25 de Novembro sobre o 25 de Abril. Os comentadores que de vez em quando dizem que o atual sistema político português resultou do 25 de Abril são mentirosos. O 25 de Abril abriu um período em que foi possível aumentar a igualdade, a liberdade, e a fraternidade entre todos os portugueses. O 25 de Novembro acabou com isso. Veio aumentar as desigualdades, diminuir as liberdades e acabar de vez com a fraternidade. Este orçamento é o corolário lógico do 25 de Novembro. E nisto, o PS tem muitas culpas. Diga agora o Mário Soares o que disser. O 25 de Novembro acabou com a participação popular na construção da democracia. A única coisa que os partidos políticos reservaram para o povo, foi o voto de 4 em 4 anos. Acabaram as comissões de moradores, acabaram as cooperativas, acabou tudo aquilo que cheirasse a iniciativa direta. Mesmo o voto só é possível naqueles que foram previamente escolhidos pelos partidos, exceto, por enquanto, para as listas nas autarquias, onde ainda é possível apresentar listas que não dependem diretamente dos partidos.

Este orçamento está feito para que menos pessoas possam trabalhar em Portugal e para que aquelas que trabalham recebam menos dinheiro. E a única maneira de produzir mais riqueza e de pagar as dívidas é fazer tudo para que muito mais pessoas possam trabalhar em Portugal e para que haja pessoas que ganhem o suficiente para comprar aquilo que se produz. 

Por isso este governo é tão fraco com os fortes e tão forte com os fracos. E será sempre assim, enquanto estivermos entregues a S. Pedro (passos coelho) e a S. Paulo (portas).

Actualizado em ( Sexta, 25 Outubro 2013 13:06 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária