o riachense

Sexta,
26 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Gustavo Faria

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Em nome da produtividade nacional...


(Ao meu avô Zé, nascido a 1 de junho, para quem o dia 1 de novembro era o verdadeiro Dia da Criança.)

Num país em que se fazem estudos de tudo e mais alguma coisa, ainda não vi nenhum credível acerca da relação entra a redução de feriados e o aumento da produtividade dos trabalhadores. Até quando o povo de Roma estava descontente, os imperadores mandavam fazer umas festas para animar a malta e a cidade podia erguer-se de novo, com as pessoas animadas. Nos últimos anos (demais), temos visto os nossos ordenados a voar, os empregos a desaparecer, a nossa típica alegria portuguesa a sumir-se para os campos onde qualquer dia nem a memória lá consegue chegar. Somos um povo deprimido e já nem o ter sol no Outono nos anima.

Há uns tempos atrás um acordo entre o Estado e a Igreja portuguesa fez desaparecer dois feriados civis e dois religiosos. Há um de cada espécie que mexem absolutamente comigo.

Depois de gastarmos rios de dinheiro que não tínhamos a celebrar o centenário da República, caiu o 5 de outubro. Devemos ser o único país civilizado que não quer saber do dia da sua fundação e já nem queríamos saber quando ainda era feriado, pois preferíamos celebrar um regime que estava longe de ser perfeito, pelo menos no sentido prático de elegermos os melhores entre nós. A República tem muy nobres ideais, mas precisa de muy nobres cidadãos que tomem conta dela.

Escrevo estas palavras no dia de Todos os Santos, que a Igreja escolheu para deixar de celebrar como feriado. Ora bem, este não é o dia daqueles santos que nunca ouvimos falar, mas o dia da santidade, o dia em que o povo de Deus, ainda que pecador, se reconhece como santo e se compromete a sê-lo um pouco mais. Na tradição popular, é o dia em que as crianças nos tocavam à campainha às oito da manhã e o dia em que nós batíamos às portas quando éramos pequeninos. Era o dia em que ficávamos felizes com umas broas, laranjas, romãs, rebuçados, dinheiro, que os nossos vizinhos nos davam, que nós enchíamos sacos de doces e alegrias e voltávamos para casa felizes porque nos abriram as portas e falavam connosco. Para muitas pessoas que viviam longe da sua terra, neste dia visitava-se a família e rumava-se ao cemitério para lembrar aqueles de quem temos muitas saudades. Neste dia 1 de Novembro, até ao ano passado, quase todos nós fomos felizes!

Hoje, dia de Todos os Santos, as crianças estão na escola e não tocam à campainha de ninguém. Muitos desempregados vão ter um dia normal e os nossos idosos não vão sorrir para criança nenhuma e as crianças hão-de chegar a casa com uma mochila cheia de livros da escola e algumas com recados e castigos na caderneta. Se este era um dia feliz, o dia em que saíamos da nossa rotina trombuda e partilhávamos coisas doces uns com os outros, agora ficámos com um dia igual aos outros.

Sinceramente, não sei onde estavam as memórias da infância das pessoas que decidiram que o dia de hoje era para ser igual aos outros.


Actualizado em ( Sexta, 08 Novembro 2013 11:29 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária