o riachense

Sexta,
26 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

João Gomes

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
 
Em tons de Outono


O desafio de traçar um artigo de opinião e de escrever umas linhas foi lançado. A reposta, um sim ténue, perdida em meses de outro desafio, não menos aliciante, que é o de superares o dia-a-dia e ser feliz. Hoje, um novo repto e a mesma frágil resposta; contudo, desta vez, há uma maior vontade de comprovar a razão para a segunda provocação e, dizer que há outras estórias que valem a pena serem retratadas.
Começo a esboçar um dia de Outono por Riachos visto por quem já não goza muitos por cá e, como tal, os vive de maneira diferente. Ao fim de um tempo a viver noutras paisagens e (mal) habituado a um céu de pouca cor, ou muitas vezes com a ausência desta, faz com que o toque do céu azul e a luz e frescura do sol de Outono numa casa feita sem os isolamentos térmicos modernos te desperte rápida e ensonadamente curioso.
Ao levantar para descobrir o dia sente-se o cheiro característico que já se tornou familiar e faz agora parte da paisagem da zona amarela, o mosto da fábrica do álcool. Continua-se e abre-se a porta, o sol que te faz espirrar 3 vezes antes de o conseguires enfrentar e apreciar tem um frio quente na sombra que te faz repensar a escolha de roupa com que sais à rua, e tem um calor frio fora desta, que te faz evitar e bem fugir de toda e qualquer penumbra.
Chega-se aos baloiços semi-abandonados que no entanto continuam a fazer as delícias dos que não sabem pronunciar “baloiço semi-abandonado” e muito menos se preocupam com o seu significado porque o escorrega, embora com escadas desfeitas, e um plástico descolorado, ainda escorrega e o baloiço de estrutura oxidada e sem correntes nem assento ainda parece uma diversão demasiado arriscada e para umas próximas aventuras. Sou levado a pensar o porquê do estado de deterioração; será o simples descuido e muito uso, ou haverá alguma maldade e abuso? Pessoalmente, prefiro pensar na primeira opção e desejar o regresso dos seus dias de glória.
No jardim é preciso algum cuidado para evitar os dejectos caninos que os donos dos fiéis quadrúpedes deixaram, mais uma vez por descuido e muito uso ou talvez por alguma maldade e abuso.
Olha-se para a direita e para esquerda… passa um carro visivelmente sem cuidado com a curva apertada e com a saída do bairro. Depois, atravessa-se a rua com muita atenção e, junto à antiga vacaria, vê-se o pasto verde, traz memórias de uma manada a preto e branco e um odor muito pouco colorido; agora, resta o verde alegre, o calor laranja e o branco do rebanho de ovelhas. Perder-se no campo, respirar (o mosto já faz parte) e apreciar cada momento de sol, é um dia bom e sem qualquer preocupação, desaparecem todas, como a manada. Resta o verde feliz, o laranja sorridente e o branco de uma página por colorir.
Não cheguei longe nesta manhã, mas a intenção hoje não foi fazer uma corrida e sim um curto passeio por Riachos em tons de Outono.

Actualizado em ( Quarta, 13 Novembro 2013 12:21 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária