o riachense

Terça,
23 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Joaquim Alberto

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

 Hoje é o primeiro dia do resto das nossas vidas

FARPADAS

Ao nascer todos sabemos uma coisa: um dia vamos morrer. Todos sabemos isto, mas todos temos dificuldade em aceitar que um dia vamos morrer. Por isso, o dia do nascimento é um dia de festa (festejado todos os anos) e o dia da morte é um dia de luto. 

Nos últimos anos tem havido uma grande transformação na maneira como aqueles que ficam vivos encaram a morte dos entes queridos. Quando eu era novo o luto era muito exteriorizado. Havia muita gente a gritar e a chorar, e os familiares mais próximos tinham que vestir de negro. Havia mesmo tempos marcados, creio que pelo costume em cada comunidade, para cada um andar vestido de luto. Algumas pessoas chegavam a pagar a mulheres para irem gritar e chorar nos funerais.

Os tempos mudaram e agora o luto é muito mais interior do que era dantes. Talvez por isso, também muito mais difícil.

Há três ocasiões em que a morte, e o luto respetivo, é aceite mais facilmente: quando a criança morre à nascença, (caso felizmente cada vez mais raro); quando a pessoa morre na sequência de uma doença prolongada e muito dolorosa e que a medicina ainda não consegue curar; e quando a pessoa morre de velhice (esta, por ser a única morte que é natural, é a que se aceita melhor).

Mas quando a morte atinge pessoas na flor da idade, pessoas com uma enorme alegria de viver, pessoas que têm todas as condições para serem felizes e contribuírem para a felicidade dos outros, nestes casos é muito difícil aceitar estas mortes e por isso o luto é sempre muito mais difícil. E quando queremos encontrar uma explicação para acontecimentos que ninguém pode explicar, então ainda mais difícil se torna.

Na minha família aconteceram várias mortes difíceis de aceitar. Nunca é possível substituir uma pessoa que morreu por outra. A vida dos que ficam vivos sofre sempre uma grande transformação. Agora foi mais uma. A Inês ainda estava no começo da vida. Mas surgiu o desastre, que nunca está programado, mas que tudo transforma.

Cada pessoa reage de maneira diferente. Mas há reações positivas e reações negativas. Reações negativas são aquelas que nos tornam infelizes e que contribuem para a infelicidade dos outros. Reações positivas são aquelas que nos fazem transformar o desastre em acidente; que nos fazem aproveitar o acidente para ser mais um ponto de partida no sentido de sermos cada vez melhores; ser ponto de partida para aumentar a nossa determinação na luta por uma sociedade mais justa, mais livre, mais fraterna. Não interessa o que temos, interessa o que somos.

Nelson Mandela morreu. Cumpriu bem a sua missão. Os grandes deste mundo, aqueles que têm muito, foram exibir a sua hipocrisia. Prestar homenagem a Nelson Mandela, seria tentar pôr em prática as políticas pelas quais ele sempre lutou, arriscando nisso a própria vida: criar condições para a igualdade, para a liberdade e para a fraternidade entre todas as pessoas da terra. Os grandes deste mundo fazem exatamente o contrário. São hipócritas. São mentirosos.

A Inês não teve tempo para viver. Cabe-nos a nós, que estamos vivos, prestar-lhe a homenagem que ela merece. Sem mentira nem hipocrisia. Porque hoje é o primeiro dia do resto das nossas vidas.

Actualizado em ( Quarta, 08 Janeiro 2014 12:46 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária