o riachense

Sexta,
29 de Março de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

No Dia do Pai, os gatunos proíbem-nos de ser pais

 Convencionou-se o dia 19 de Março como o Dia do Pai. Faz parte da adaptação do Calendário dos Santos da Igreja Católica pelo liberalismo capitalista saído das revoluções dos séculos XVIII e XIX, em que os regimes constitucionais substituíram, lenta mas de forma decisiva, as monarquias absolutas por direito divino, e as três ordens em que a sociedade estava dividida desde o período feudal, clero, nobreza e povo, por um conceito, teórico claro, de igualdade cidadã, inscrita, desde a revolução Francesa, na Carta de Princípios das Monarquias Constitucionais e futuras Repúblicas. 

Junta a mais duas palavras generosas, Liberdade e Fraternidade, tão perseguidas e mutiladas em nome do rei dinheiro ou do conservadorismo beato do catolicismo novecentista, viram não só a expansão da burguesia comercial, industrial e financeira, como a criação duma classe operária que teve de lutar duramente contra aqueles pela conquista de direitos essenciais: horários de trabalho, salários dignos, legislação laboral, direito à educação, à saúde, à habitação. 

Uma pequena e média burguesias, crescentes com a burocratização do estado e a economia de mercado, de mentalidade predominantemente conservadora e estruturada em princípios de individualismo e estabilidade social e económica, vão ser o fiel da balança entre capital e trabalho. Daí que os calendários e os seus dias sejam reveladores desta forma de exploração dos afectos, por meio de dias seleccionados como efemérides dos desejos e sonhos dos melhores dos mundos.

 O dia do Pai foi, assim, mais um dia do calendário disto e daquilo, com que os organismos do poder económico e político internacionais vão preenchendo, a seu interesse, o calendário gregoriano a que ainda estamos submetidos no mundo cristão e ocidental. Aliado ao desenvolvimento e potencial militar, monopolista, financeiro, domina a autonomia dos outros calendários, como o inglês, devido à hegemonia dos EUA, se tornou a partir da segunda metade do século XX na língua obrigatória do poder do mundo desenvolvido contra o subjugado. 

Dia de efeméride, na prática, publicidade garantida para promover, através do consumismo e do lucro das forças dos mercados, a exploração da emotividade fraterna das sociedades humanas do planeta. 

Mas o dia do pai, a 19 de Março, calha no dia em que são depositadas reformas dos pais e mães que vêem os seus filhos a calcorrear uma vez mais o ciclo da subalternidade que é a emigração em busca da sobrevivência, que secularmente, a pátria, desde a febre dos descobrimentos, lhes recusou. Não as reformas iniciais, mas o que, em nome da solidariedade, lhes é roubado por um governo ao serviço da senhora Merkl para pagar os juros dos empréstimos da banca alemã e outros beneficiários do sistema, como os administradores do BCP, do BPN, do BPP, cujas vigarices prescrevem pela desatenção legalizada (quem faz as leis, cumpre-as?) do Banco de Portugal e da Magistratura Portuguesa, numa prova provada de que a Justiça portuguesa não é cega, nem justa, mas parcial e ao serviço. Basta ver quantos corruptos políticos estão presos, quantos banqueiros, que destroem gerações em nome do lucro, estão atrás das grades, para se não ignorar que há uma justiça para ricos e outra para pobres. 

Reformas, afinal, de pais e mães a caminho de crescente empobrecimento, no fim de carreiras onde lutaram por uma sociedade mais digna, fragilizados no desejo de ajuda aos próprios filhos, desempregados, ou na emigração, já que o governo de Passos Coelho/ Paulo Portas preferiu abrir-lhes o caminho para a miséria e os cemitérios, optando pela alternativa para pagar aos novos colonizadores europeus.

Ao receber a mensagem das minhas duas filhas de feliz dia do pai tentava escrever a minha crónica para o jornal, enquanto assistia ao debate quinzenal com o primeiro-ministro, no Parlamento. Nauseiam-me as palavras da diplomacia hipócrita com que a direita fala de Medeiros Ferreira, como se não fosse a herdeira e defensora dos que o prenderam, torturaram e exilaram, antes do 25 de Abril. Como se não fossem os defensores duma sociedade onde minorias se privilegiam à custa da exploração das maiorias. Enoja-me a subserviência governamental duma maioria ao poder colonial do pangermanismo. 

 O meu avô, barbeiro, republicano, pai de numerosa família, cuja riqueza sempre foi a vida difícil da dignidade cívica e a solidariedade para com os outros, ensinou-me, na infância, quando me passeava na Praça 5 de Outubro: ninguém enriquece de forma honesta. Mas a pobreza é resultante da ganância de minorias, disfarcem-se elas com o fato que usarem. A luta pela dignidade humana é urgente todos os dias.

Quando cresci, percebi o sentido das suas palavras. Hoje, frente a estes bem instalados da Assembleia da República, só tenho uma solução: fechar a televisão.

O dia de pai que me prometem é, neste 19 de Março, mais um dia dos gatunos de parte do resultado do esforço de décadas, de minha mulher e meu.

13 de Março de 2014 

  Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

António Mário escreve sempre às quintas-feiras em www.oriachense.pt 

Actualizado em ( Quinta, 20 Março 2014 10:47 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária