o riachense

Terça,
16 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
 

Rede antissocial (2): Facebook, os casais e o Benfica

Às vezes uma relação a dois é de tal forma exigente que quer o homem quer a mulher precisam de umas horas de vácuo. Tempo de nada e coisa nenhuma. Quando tudo se suspende à sua volta e cada um deles gere e descarrega as frustrações, a mágoa, a dor, a tristeza. Horas depois a coisa apazigua para voltarem a ser o mesmo casal de sempre. 
 
Os nossos avós e pais costumavam usar uma estratégia infalível. Após uma discussão acesa, um desacordo, uma desavença, uma frase que magoou, um gesto pouco bonito, o homem saía para ver o Benfica no café. Ela ficava em casa a lavar a loiça, a chorar no sofá ou a ver a novela. Em pé, em frente ao balcão, rodeado por companheiros de ocasião, ele assistia ao jogo enquanto em flashes revia o sucedido e tentava compreender a situação contemplado também a versão da mulher. Comentários com os amigos só a propósito do ponta de lança que acabou de falhar um golo. Após umas lágrimas mais intensas provocadas pela falta de jeito do marido com palavras e afectos ela envolve-se com o enredo da sua novela preferida e duas horas depois ele volta a casa de rosto mais aberto enquanto a mulher dormita no sofá de rosto já enxuto. Esta sábia e ancestral forma de resolver pequenas quezílias do dia-a-dia de um casal é seriamente comprometida quando pelo meio se envolvem meia centena de seguidores…
 
 Após uma discussão acesa, um desacordo, uma desavença, uma frase que magoou, um gesto pouco bonito, cada um agarra-se ao portátil e desabafa. A meia-luz da sala e o pequeno recanto onde ela se aninhou com o portátil no colo conferem ao momento um cariz íntimo e parece propício à introspecção e reflexão individual. Pois, acontece que a rede social e os blogues não são um diário! Aquele momento de sossego que nos parece ideal para desabafos não é um recanto escondido para atirarmos para a parede ânsias, frustrações, e coisas que no imediato rescaldo da discussão são irreflectidas, parciais e às vezes infundadas. Deviam bater na parede, cair no chão para depois se redimensionarem ao tamanho e importância que às vezes têm – coisas insignificantes empoladas pelo cansaço da rotina e do dia-a-dia. Não, não é um recanto escondido, é um palco. Onde perante uma plateia cega ela grita pormenores de uma vida a dois que não é só sua. Uma plateia cega porque ouve estes desabafos mas não vê o contexto, não vê o rosto de quem fala e portanto não consegue perceber a conotação certa que ela quer dar às palavras. Quando a Daniela afirma que o Ricardo nunca a ajuda a arrumar a cozinha no fundo queria dizer que naquele dia ele não a ajudou no fim de jantar. Mas a plateia cega ouviu um NUNCA e agarra-se ao sentido literal da palavra porque não viu o resto. O problema é que a plateia é cega mas não é surda. Nem muda. E o que se diz e mostra na internet não morre ao fim de um par de horas. Ainda a semana passada o director do Ricardo o chamou ao gabinete para lhe anunciar que tinha serviço externo no Porto durante quatro dias e lhe disse:
 
- Caro Ricardo, preciso que coordene a equipa que vai fazer a auditoria da qualidade na fábrica do Norte! Sei que não é a melhor altura… Tem tido problemas pessoais, não é? Com a sua esposa.
 
E o casal Daniela e Ricardo que os amigos e amigos dos amigos, chefes e colegas de trabalho, pais e filhos, achavam um casal bem relacionado e bem-disposto é agora visto como um casamento ameaçado, com problemas. Tudo porque naquele dia o Ricardo não tirou a loiça da máquina e não se apercebeu que a Daniela estava tão cansada que precisava mesmo dessa ajuda. Antes ele tivesse ido ao café ver o Benfica e ela tivesse ficado enrolada numa manta no sofá a ver uma maratona de episódios da Anatomia de Grey.

Actualizado em ( Quinta, 20 Março 2014 11:35 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária