o riachense

Quinta,
25 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Quando o pão que comes sabe a merda, o que faz falta?

Quando estás à rasca no desemprego e móis-te diariamente à procura dum trabalho que não existe e mesmo assim cortam-te o subsídio porque não arranjas um, o que faz falta?
 
Quando és despedido tão-somente porque o patrão quer à viva força reduzir os custos e vais para a rua de um dia para o outro com uma mão atrás e outra à frente, o que faz falta?
 
Quando não podes defender os teus direitos lá na empresa e nem sequer podes dizer que és sindicalizado porque senão vais para o olho da rua e aproximas do abismo a tua família, o que faz falta?
 
Quando não consegues arranjar um emprego porque ainda tens aquela mania de quereres ter um filho e achas normal engravidar um dia destes, o que faz falta?
 
Quando abafas o grito de revolta, a mera reclamação ou o simples abrir de boca porque se o fazes perdes o prémio e lá se vão trinta euros por mês que fazem tanto jeito, o que faz falta?
 
Quando calas a opinião ao pé daqueles tipos que mandam e até dizes que estás de acordo com eles sem isso ser verdade só para não teres mais problemas na vida, o que faz falta?
 
Quando recebes lá em casa os funcionários ou comentadores do governo para instalarem o medo e deixa-los entrar à vontade para se instalarem sem cerimónia no teu pensamento de forma tão simples apenas porque tens medo de não teres medo, o que faz falta?
 
Quando te esqueces que houve e há muita gente a lutar por ti e que faz das tripas coração para manter o direito à dignidade e tu escondes-te para ninguém dar pela tua pessoa, o que faz falta?
 
Quando até pões um cravo vermelho na lapela por estas alturas mas odeias tudo o que cheire a luta contra as medidas do governo, e esperas sentado que os outros te defendam e nem vais votar porque não vale a pena, o que faz falta?
 
Quando achas que eles querem é poleiro e que são todos iguais, e adoras ignorar a evidência que salta à vista de que isso é uma pura mentira, o que faz falta?
 
Quando te deixas convencer de que viveste acima das tuas possibilidades, tu que sempre ganhaste pouco mais do que o ordenado mínimo e sempre te viste à rasca para honrar os teus compromissos, e te sentes também culpado pelo estado a que isto chegou, o que faz falta?
 
Quando passas a vida no facebook a dizer mal do governo só para pareceres um grande revolucionário mas não levantas o cu da cadeira nem fazes o mínimo esforço para alterares de forma séria as coisas, o que faz falta?
 
Quando lutas todos os dias contra as medidas do governo, em coerência e com o objectivo altruísta de melhorar as coisas, mas os outros olham-te desconfiados, o que faz falta?
 
Quando dás o corpo ao manifesto, trabalhas uma vida inteira, és esmagado diariamente por injustiças, aprendes a ranger os dentes, sentes uma raiva a crescer-te nos dedos e lutas pelos direitos de quem trabalha, mas é a desesperança que te vai corroendo, o que faz falta?
 
Quando repudias os roubos do salário, essa jorna miserável que vês todos os meses a diminuir que já não te chega nem ao meio do mês, e fazes alguma coisa contra isso, mas há sempre muitos outros que se calam, o que faz falta?
 
Quando sais do sofá, tiras as pantufas e te manifestas contra as muitas injustiças actuais, recusando o caminho que isto leva, contra a perda de direitos e a favor da vida, mas não vês logo resultados da luta, o que faz falta?
 
Quando vês que hoje, aparentemente, todos são a favor do 25 de Abril, mesmo os que defendem o governo e quem o apoia, e achas isso muito estranho pois sempre viste que eles fazem tudo para acabar com o espírito da revolução, o que faz falta?
 
Quando reconheces que o exemplo de coerência, dignidade e abnegação daqueles que estiveram presos e ultrapassaram os limites da dor na tortura a que foram sujeitos, merece ser honrado e seguido, mas dizem que isso está fora de moda, o que faz falta?
 
Quando és obrigado a pagar cada vez mais impostos, pois se não pagares penhoram-te até os fundilhos das calças, e vês os do colarinho branco a escaparem com uma ligeireza que nem enguias a dívidas de milhões, o que faz falta?
 
Quando sabes que querem acabar com todos os serviços públicos, privatizar tudo e mais alguma coisa até destruírem o Estado social, deitarem abaixo a escola pública e o serviço nacional de saúde, e já não te surpreendes com as sucessivas medidas nesse sentido, o que faz falta?
 
Quando apesar das canseiras da vida e das desilusões todas que te magoam a vontade de estar vivo, ainda tens força para dar a volta por cima e olhar para o futuro com os olhos bem abertos, mas só vês um vazio à tua volta, o que faz falta?
 
Quando viveste ou sonhaste o 25 de Abril, mas achas que essa memória está cada vez mais longe, e sabes que querem acabar com ele e com o que ele significa, mas apesar disso ainda manténs bem vivo o espírito da revolução, o que faz falta?
 
Quando não vês a luz ao fundo do túnel porque esta desesperança atordoa-te a vida, e o pão que comes sabe a merda, o que faz falta? 
Actualizado em ( Quinta, 24 Abril 2014 13:03 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária