o riachense

Terça,
23 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
 

Polícia ou bombeiro. Professora, enfermeira ou bailarina

Viver neste mundo 
 
Quando se pergunta aos mais pequenos o que querem ser quando forem grandes as respostas são tradicionalmente estas. Os meninos querem ser super-heróis e salvar as pessoas dos maus e de todos os perigos. Escolhem profissões onde possam ser protectores e cuidar dos mais frágeis. As meninas também querem ser cuidadoras, mas para além disso, educadoras e delicadas. A imagem que têm dos pais reflectida numa profissão.
 
Homens fortes, íntegros, salvadores e protectores. Mulheres doces, delicadas, graciosas, como bailarinas, que também educam, cuidam e protegem. Não é muito comum encontrar entre a pequenada aspirantes a consultores informáticos, a web designers, a instaladores e gestores de redes, a engenheiros biomédicos, a auditores financeiros ou a um grande conjunto de novas possibilidades que foram surgindo a par da evolução tecnológica e da globalização.
 
Não quer isto dizer que estas novas profissões sejam menos importantes, antes pelo contrário, a sociedade e a economia reconhecem o seu valor. São prestigiadas e bem remuneradas.
 
O mesmo já não se pode dizer nos nossos dias a propósito dos professores, dos polícias, dos bombeiros, dos enfermeiros e dos artistas. Se actualmente é comum registarem-se queixas a propósito de baixos salários e cortes salariais já não é tão comum ver-se discutida a relação (que devia ser directamente proporcional) entre o grau de responsabilidade e risco e o valor auferido numa determinada ocupação. Tendo em conta a enorme responsabilidade envolvida nas actividades de um enfermeiro será possível que o seu rendimento ronde os 800 euros? E o que dizer dos polícias e bombeiros? E da precariedade que envolve os professores e os artistas? E de um actor ou bailarino que recebe apenas quando consegue trabalhos e que tenta dar umas aulas para sobreviver aos meses em que não tem projectos? E dos artistas sem qualquer protecção na doença ou na falta de trabalho e que vêem na figura dos recibos verdes roubada quase metade dos parcos rendimentos? E dos professores contratados que em maio ainda nem sequer viram publicado o aviso de abertura do concurso para o próximo ano lectivo?
 
Quem trata da educação dos filhos dos consultores informáticos, dos web designers, dos instaladores e gestores de redes, dos engenheiros biomédicos e dos auditores financeiros? Quem cuida deles quando adoecem? Quem patrulha o bairro onde vivem enquanto vão ao teatro? E quem protege a sua vivenda do avanço dos fogos florestais durante o Verão?
 
Como sociedade temos que exigir mais reconhecimento, e obviamente mais direitos, a estes profissionais. É possível devolver o sonho aos nossos filhos. Para que possam ser polícias, bombeiros, professores, enfermeiros ou bailarinos e verem reconhecido o risco envolvido, a enorme responsabilidade, o esforço e a dedicação da sua actividade sem terem que contar todos os tostões ao fim do mês.

Actualizado em ( Terça, 20 Maio 2014 11:14 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária