o riachense

Sexta,
29 de Maro de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
 

1:5 ou 5:1?

Viver neste mundo 

Não é matemática nem futebol, são sardinhas.

Muitos já ouviram contar que houve tempos difíceis em que uma sardinha dava para cinco. Actualmente já é habitual (quando se gosta) cada um comer cinco. Muita coisa mudou no país (e no mundo) nos últimos quarenta anos e a alimentação é uma delas. No que diz respeito à variedade mas também em relação às quantidades. Não há fome que não dê em fartura. Tentando compensar e esquecer aqueles que foram tempos de efectiva fome, hoje em dia é sinal de ultrapassagem desses tempos comer bem! E comer bem, neste caso, quer dizer comer muito. É óbvio que cada um será responsável pela gestão do seu orçamento, pelo que não é a questão financeira o que quero aqui destacar mas sim a ironia, a afronta e a pouca sustentabilidade desta nossa cultura alimentar (e contra mim falo).

Não será irónico comer sem pudor perante uma mesa farta (fartíssima) e depois procurar ajuda em kompensan, rennies, alka-sezer, comprimidos para a diabetes, hipertensão e excesso de peso entre outras consequências? Não se sentirão ofendidos, afrontados, os habitantes de outros pontos do globo com este comportamento? O que pensarão, quando mal conseguem arranjar alimentos para si e para os seus filhos, de nós que comemos demais e depois pedimos ajuda a médicos e farmacêuticos para emagrecer? Como naquela anedota em que dois etíopes estão à conversa e um diz para o outro –“Ei amigo, sabias que lá no Norte há mulheres que pagam para serem magras?”.

E como devem calcular não é sustentável. E se todos no planeta comessem como nós ocidentais? Não havia planeta suficiente para cultivar tantos alimentos! E não haverá no curto prazo, se continuarmos a encarar a alimentação desta forma. Calculemos então… se há uns anos uma sardinha dava para cinco e hoje em dia cada um come cinco sardinhas quer isto dizer que cada um de nós come o mesmo que vinte e cinco pessoas comiam há quarenta ou cinquenta anos atrás! Afinal sempre é um artigo com alguma matemática…

Actualizado em ( Quinta, 19 Junho 2014 16:54 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária