o riachense

Sábado,
27 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Faltam dois anos para a Bênção do Gado de 2016 

A partir do ano 2000 a organização da Festa da Bênção do Gado ficou entregue a uma associação criada especialmente para o efeito. Até aí a Festa era organizada, nos últimos tempos, por uma comissão informal que se constituía propositadamente para esse fim e que levava por diante a tarefa a que punha ombros. 
 
Nos tempos mais recentes fazendo-se notar a falta de uma estrutura organizativa formal que pudesse assumir a responsabilidade jurídica e económica por esta grande Festa decidiu-se, em boa hora, a constituição da Bênção do Gado Associação. Desde a sua constituição, em Janeiro de 2000, esta associação foi a responsável pela organização da Festa desse ano e das seguintes dos anos de 2004, 2008 e 2012. E sempre estas edições resultaram em grandes festas que mereceram o apoio e participação entusiástica da população de Riachos, sem a qual não se pode sequer imaginar a realização de uma iniciativa com as características próprias da Bênção do Gado.
 
Pode-se afirmar, sem cair em exageros, que as festas têm constituído verdadeiros sucessos a todos os níveis. Começando pela participação popular, visível em todas elas e mostrada nas suas mais diversas formas, tais como o embelezamento das ruas, passando pela profundidade e rigor das actividades especificamente religiosas, pela enorme panóplia de iniciativas de criadores locais, pela intensa adesão dos agricultores, pela alegria contagiante nas inúmeras iniciativas, e terminando no controle económico sempre indispensável em iniciativas com esta grandeza. Foi preservada uma grande tradição deste povo e dinamizada com novas e contemporâneas características. Por tudo isto, o panorama é animador quanto às festas futuras. 
 
Ou seja, esta festa criou uma dinâmica imparável que determina a reserva no calendário da vida dos riachenses para a Bênção do Gado de 4 em 4 anos. Assim, respeitando a periodicidade traçada em 2000 e que tem sido cumprida até agora, exige-se que a Festa se mantenha e veja de novo a luz do dia em 2016. E há dois anos inteirinhos para que ela seja organizada, agora que estão todas as contas relativas à ultima completamente fechadas e sem prejuízo, como aliás sempre se afirmou.
 
Ora, é chegada a altura da actual direcção da Associação, que tem estado à frente da organização da Festa desde 2004, passar a pasta a outros. Com algumas alterações pontuais na sua composição, a direcção mantém-se inalterada no que diz respeito ao seu presidente nos últimos 10 anos. A festa merece que outros peguem na sua organização e a façam vir à luz do dia já daqui a dois anos. Por isso, e apenas com o objectivo de possibilitar a realização de eleições para os órgãos sociais da Bênção do Gado ainda este ano, a actual direcção irá apresentar a sua demissão ao presidente da Assembleia Geral a realizar no próximo dia 27 de Junho. A próxima direcção, da qual obviamente não farei parte, ficará assim com dois anos para preparar a festa de 2016.

Actualizado em ( Quinta, 19 Junho 2014 16:56 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária