o riachense

Sexta,
19 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Câmara tem até 15 de Julho para decidir se extingue Turrisespaços

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
O vice-presidente da Câmara, Luís Silva, é o presidente da administração da empresa municipal
 
O Tribunal de Contas (TC) não deu grandes saídas à Câmara Municipal de Torres Novas em relação ao futuro da Turrisespaços. O visto prévio ao contrato-programa celebrado entre o município e a empresa municipal para o ano 2014 foi recusado, tendo o tribunal devolvido os documentos e recomendado ao município que pondere a dissolução da empresa. 
 
O processo arrasta-se desde Fevereiro, durante o qual o TC pediu três vezes informações e detalhes sobre a actividade da empresa à Câmara. A maioria socialista falou, pelo presidente Pedro Ferreira, da possibilidade da criação urgente de um grupo da Assembleia Municipal para decidir se a Câmara deve contestar ou aceitar a posição do TC.
 
A verdade é que o executivo já se anda a inteirar de processos semelhantes de internalização de empresas municipais, como os casos de Pinhel, Braga ou Sabugal.
 
A Câmara tem os prazos bastante apertados: até 15 de Julho tem de enviar ao TC a deliberação sobre o futuro da empresa. As vereadoras da CDU e do BE avisaram recentemente que, caso a Câmara delibere sobre a extinção da empresa com a consequente internalização dos serviços e dos funcionários, vai ter de ter em conta a publicação da nova legislação para a contratação pública. Com entrada prevista a 1 de Agosto, as novas regras vão tornar mais complexa a integração da totalidade dos funcionários necessários à manutenção dos serviços.
 
 
Caldo entornado entre os funcionários da Câmara e da Turrisespaços

Aflito com o que o futuro lhes pode trazer, um grupo de funcionários da empresa municipal foi à Assembleia Municipal apelar a que os órgãos municipais lutem pela manutenção da Turris.
 
Entre os argumentos em defesa da empresa, foi referido que os serviços “ganham eficácia e eficiência ao ser desenvolvido por uma estrutura ágil não presa à entropia que infelizmente ainda existe na administração pública” e ameaçando que a internalização “terá inevitáveis alterações na sua entrega e empenhamento, sem olhar a horas e a compensações, além de anular os anos de trabalho que têm dado à empresa desde 2007”.
 
Outra consideração dava a entender que o sucesso da feira medieval se devia por inteiro aos trabalhadores da Turrisespaços. Esta e as outras declarações deixaram um grupo de mais de uma centena de funcionários da Câmara Municipal indignados. Foi escrita uma carta dirigida ao presidente da Câmara, repudiando a “forma autocentrada e arrogante utilizada pelos trabalhadores da Turrisespaços (…) para negarem de forma velada a eficácia do desempenho dos trabalhadores do município e, indirectamente, insinuarem a sua propensão para a falta de entrega e empenhamento”. Apesar de tudo, a carta reconhece e expõe solidariedade pela luta da manutenção dos postos de trabalho.
 
A carta, sabe O RIACHENSE, subscrita também por diversas chefias de departamento, critica também o discurso político, no qual “é a empresa que faz a feira medieval, agradece-se o excelente trabalho da empresa (…) mas esquece-se o trabalho determinante desenvolvido por dezenas de trabalhadores da autarquia (…) que meses antes iniciam a sua preparação e, conjuntamente com a empresa, a implementam”.
 
O documento de duas páginas A4 termina apelando a Pedro Ferreira que “conte com a nossa total «entrega e empenhamento», apesar de não auferirmos os vencimentos praticados, nalguns casos, pela empresa municipal.

Actualizado em ( Quarta, 09 Julho 2014 11:33 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária