o riachense

Quarta,
24 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Esforço e dedicação na Golegã. Venha a glória

Versão para impressão
Diogo Rosa já corre pelo Sporting, mas é goleganense. Espera trazer uma medalha do mundial de triatlo cross este mês

José Luz bateu recentemente o record nacional de natação 200m livres em juvenis

Frederico Riachos, outro velocista que se sagrou campeão nacional este ano

À hora que sai este jornal já Diogo Rosa, Octávio Vicente e Ana Alcaçarenho vão a caminho do Campeonato Mundial de Triatlo Cross, uma prova que se disputa na Alemanha no dia 16 de Agosto, em Zittau. Antes de lá chegarem vão estabelecer base na República Checa, onde ficam durante uma semana a treinar e onde vão participar na prova local do X-Terra, em jeito de treino para o mundial.
 
Com eles vai Jaime Rosa, o presidente do Núcleo Sportinguista do Concelho da Golegã. Na realidade, da comitiva, apenas Ana Alcaçarenho é actualmente atleta da colectividade goleganense. Diogo Rosa migrou no ano passado para o Sporting Clube de Portugal e Octávio Vicente para o Garmin – Olímpico de Oeiras.
 
Aos 17 anos, Ana vai para a sua primeira prova internacional, com júnior. Octávio compete nos elites e vai dar seguimento ao percurso ascendente que tem tido, sempre a melhorar as marcas. É em Diogo, campeão nacional de triatlo longo e vice-campeão nacional sub23, que se depositam as esperanças de alcançar um pódio neste mundial.

Triatlo já tem história na Golegã
Os bons resultados dos atletas de triatlo e natação do Núcleo Sportinguista do Concelho da Golegã são incontornáveis no panorama regional da competição. Fundado em 1999, a prática desportiva começou com a secção de cicloturismo, que mantém actividade regular e mobiliza umas dezenas de amantes do ciclismo (chegou a ser reconhecido como a maior equipa nacional) que fazem com frequência percursos com mais de 100 quilómetros de extensão.
 
Mas foi a competição que trouxe o Núcleo Sportinguista para os escaparates. Jaime Rosa, actual presidente e também praticante no cicloturismo, arrancou com o triatlo em 2010, juntamente com o treinador João Mascarenhas e não demorou muito até que os pódios começassem a aparecer. 
O forte abanão sofrido em 2013 quando Mascarenhas partiu para o Benfica, levando consigo meia dúzia dos melhores talentos da formação do Núcleo, tendo sido inclusive posta em causa a continuidade do triatlo no Núcleo, já são águas ultrapassadas. Apesar de ter deixado feridas abertas, o triatlo continuou (Pedro Quintela é o actual treinador) e a natação foi reforçada com a contratação do técnico Luís Borga.
 
São vários os jovens talentos que começaram a ganhar competições no núcleo e que agora estão por outras paragens a criar grandes expectativas. No SLB estão Mariana Pombo, Bruno Pereira, Pedro Gaspar, Nuno Nogueira e João Gabriel prosseguem a sua carreira no triatlo do SLB. Rafael Domingos também está nos encarnados e é uma das boas esperanças nacionais. Com 18 anos, entre outros títulos ganhos no passado, sagrou-se campeão nacional em juniores de triatlo e triatlo cross. João Ferreira, com 20, está actualmente no Olímpico de Oeiras, tendo-se sagrado campeão nacional de duatlo sub23 e conta ainda no currículo com o 5.º lugar no X-Terra do Havai, onde Diogo Rosa ficou em 2.º lugar.

Campeões e recordistas de natação
A aposta na natação tem trazido recentemente vários sucessos inéditos ao Núcleo Sportinguista, com José Luz (15 anos) e Frederico Riachos (16) em grande destaque. Nos Campeonatos Nacionais e Absolutos, nos dias 23 a 27 de Julho, José Luz sagrou-se campeão nacional de juvenis B nos 200m livres, batendo o recorde nacional, com um tempo de 1:57:62. O jovem nadador subiu ainda ao pódio para o 3.º lugar dos 100m livres. 
 
Já Frederico Riachos, juvenil A, ficou em 3.º 100 m livres, modalidade em que se sagrou campeão nacional de inverno. Nos 50m, Riachos foi o único juvenil a chegar às finais desta prova, tendo ficado em 8.º lugar. É o actual recordista nacional desta distância.

Actualizado em ( Quarta, 06 Agosto 2014 14:59 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária