o riachense

Sexta,
29 de Maro de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

O quarto segredo de Fátima

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
 
por Carlos Tomé

Todos os dias vinha da Rua dos Condes com a sua calma e o seu baú para se sentar a ver televisão e beber uma Coca Cola. O Chico Alavanca tinha lugar marcado na plateia do Central. Chegava e sentava-se com o seu baú, companheiro inseparável que o seguia para todo o lado. O baú era um mistério. Porque andava o Chico Alavanca sempre agarrado a um baú de lata? O que escondia lá dentro? As dúvidas eram mais que muitas. E as respostas surgiam para todos os gostos. A bem dizer, havia até quem dissesse que o Chico escondia lá um tijolo para chegar ao mictório quando ia à casa de banho. Era a malta que se punha a adivinhar.
 
Também naquela noite o caso não foi diferente. Toda a gente se interrogava baixinho e havia até alguns rapazolas mais atrevidos que o questionavam “ò Se Chico o que é que traz aí dentro?” mas o Alavanca do alto do seu metro e meio só se ria com ar feliz e remetia-se ao silêncio deixando ainda mais dúvidas no ar. Depois de pedir a bebida do costume, Chico Alavanca preparava-se para ver um dos programas da televisão que mais gozo lhe dava. As aventuras da família Cartwright no rancho da Ponderosa deliciava muita gente e Chico Alavanca não era excepção. Adorava o Bonanza. Claro que também não desperdiçava um episódio do Sandokan ou do Espaço 1999 nem falhava o Peter Falk no extraordinário Columbo, o detective da gabardina coçada. Mas o nosso Chico era homem de cultura e não deixava passar em claro o Raul Solnado, Fialho Gouveia e Carlos Cruz no Zip Zip. Foi lá que viu a primeira actuação do Pedro Barroso e a deliciosa entrevista do Almada Negreiros.
 
A televisão era a sua companhia de todos os dias e nela se refugiava das agruras da vida. Quando, bem recostado, se sentava numa cadeira os seus pés mal chegavam ao chão. Falava pouco mas fazia-o sempre de forma calma e educada em tom baixo adequado à sua altura a qual era muito menor que a estatura da sua personalidade. E gostava de ver televisão. Ali ficava uma noite inteira adorando os actores de que gostava Cary Grant, Humphrey Bogart, Anthony Quinn, Ingrid Bergman, Romy Shneider. De tempos a tempos comentava as notícias, gostava de ver o Sousa Veloso no TV Rural ou o Fernando Pessa com o E esta, hem? mas não ligava nenhuma às Conversas em Família do Marcelo Caetano. 
 
Às vezes quando os programas de televisão não lhe interessavam levava um livro e lia duas ou três páginas. Era o único freguês que lia livros no Central. E por vezes vinha também de casa a ler enquanto andava muito devagar parando pelo caminho. Ninguém sabia que livros lia. Mas o raio do baú, o que é que tinha lá dentro?
 
Estava o Chico Alavanca a empinar uma Coca Cola como habitualmente quando se ouve “Ò Chico não bebas essa intrujice que isso só faz é gases, mete mas é uma cerveja aos queixos” dizia o João Beiça enquanto bebia o café e um bagacinho para empurrar o comprimido. O João Beiça fazia questão de tomar todos os dias um comprimido com aguardente da pesada e não consta que essa mistura explosiva lhe tenha feito algum mal. João Beiça era o melhor pedreiro da região e com o João Tambor faziam uma dupla de pedreiros de se lhe tirar o chapéu. Assentavam tijolo à pala do tinto e animavam com aguardente as obras de construção mais difíceis, tornando-as em delicadas obras de arte.  
 
Mas o Chico não gostava de bebidas alcoólicas. A única vez que bebeu alguma coisa com álcool foi quando abafou uma constipação com dois ponches quentes. Matou o vírus da gripe mas esteve três dias de molho por causa das malditas cólicas animadas pelo licor da garrafa de prata.
“Ò rapaz arranja aí a correr um café e um bagaço para assentar o cabelo que eu tenho que ir num instante ali a Espanha levar uma carrada de cornos àqueles cabrões que andam cheios de caspa e precisam lá deles” dizia no seu linguajar inconfundível o Manel Chavelharia, famoso maquinista da CP. E virando-se para o baú do Chico Alavanca atirou “ò Chico afinal o que é que trazes aí no cabaz? Não é a garrafa do mata-bicho que tu não metes a goela nisso. Também não é a merenda que não são horas da bucha. Deve ser mas é um par de chavelharia para dar a algum cabrão mais precisado.” Toda a gente se divertia mas ninguém o levava a sério e muito menos o Chico Alavanca que só sorria com aquele sorriso trocista. E sorrindo alimentava o silêncio e o mistério.
 
Do baú continuava tudo no mais profundo segredo. Havia até quem dissesse que era o quarto segredo de Fátima. Melhor guardado que os outros três. De tal modo que ainda hoje há quem esteja à espera da sua revelação. E reze para que o segredo seja desvendado.


Actualizado em ( Segunda, 27 Outubro 2014 12:11 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária