o riachense

Sexta,
29 de Maro de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

População vai ser ouvida sobre nova direcção da Bênção do Gado

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
A Bênção do Gado Associação Cultural reuniu em assembleia pela segunda vez para tentar eleger uma direcção que assuma a realização da próxima Festa, prevista para 2016.
 
Apesar de na primeira tentativa não ter surgido nenhuma lista candidata, a presença de um considerável número de agricultores e membros da associação Os Cingeleiros, que organizou várias festas até à constituição da associação Bênção do Gado nos anos 1990, foi considerada como um sinal encorajador para o processo, que se previa longo, de encontrar uma direcção para suceder à actual, presidida por Carlos Tomé.
 
Desta feita, as revelações feitas pelos Cingeleiros não defraudaram, de algum modo, as expectativas da direcção demissionária. Se por um lado o presidente da associação de agricultores, Carlos Graça, disse que a Festa está num nível muito alto e que os tempos que correm obrigam a cuidados redobrados, por outro disse que a nova direcção terá de respeitar a direcção anterior e ir avante com a Bênção do Gado 2016 com a mesma dignidade. Carlos Graça disse que apesar de Os Cingeleiros não terem capacidade para assumir por si só os preparativos da próxima festa, decidiram que ‘forneceriam’ três elementos para integrar a próxima direcção da Bênção do Gado. Mas a recusa dos Cingeleiros de agarrar a organização da Festa prende-se principalmente, disse ainda, com a percepção de que a actual natureza da Festa não se coaduna com tal desígnio: “A Bênção do Gado não é uma festa dos agricultores, é uma festa de Riachos, por isso precisamos de uma direcção de Riachos” ilustrou, ao defender que a direcção tem de ter elementos das diversas partes da vida colectiva riachense.
 
Mas não é fácil substituir Carlos Tomé na liderança da coordenação. Como ele, Mafalda da Luz e Miguel Cunha também voltaram a declarar-se indisponíveis para assumir um novo mandato na direcção, apesar das tentativas de os demover por parte de alguns sócios da Bênção do Gado. José António Trincão Marques e Carlos Graça, dos Cingeleiros, frisaram por diversas vezes que, por muitas voltas que se dê, não se vai conseguir encontrar uma pessoa como Carlos Tomé, que reúne as características e a experiência certas para o fim. “Ele sabe dar as voltas. Houve situações na última festa que pareciam impossíveis de resolver e ainda hoje não percebo como é que ele as resolveu”, disse Carlos Graça sobre “o valor que tem que se dar ao doutor” pelos anos de dedicação e pela qualidade que deu à festa.
 
Mas Tomé mostrou-se irredutível na sua decisão pessoal de não integrar a nova direcção, afirmando que ninguém é insubstituível e que não se pode basear a organização numa pessoa. Disse, contudo, que continuará ligado à Festa e que tudo fará para que ela não morra.
 
O ainda presidente da direcção mostrou-se contente com a atitude dos Cingeleiros: “é importante que os Cingeleiros dêem o pontapé de saída, que é bem dado desde logo pelo facto de ser uma associação a dá-lo e não uma pessoa”. Tomé também realçou que a Festa tem de abranger todos os sectores da freguesia, advogando que se deve diversificar ao máximo e, para isso, o caminho é auscultar a população e “ver o que as pessoas pensam”. Em jeito de conselho dado aos sucessores, Tomé disse que só assim se conseguirá trazer “gente com 20 anos” para a festa, uma renovação que considera muito importante, assim como a adesão de novas personalidades e atitudes.
 
Ficou então decidido que se vai dar início a um processo de auscultação da população, das colectividades e grupos de Riachos, com o intuito de reunir nomes para a próxima direcção (a eleger dentro de dois ou três meses) e, pelo caminho, de começar a formar uma ideia sobre o formato e os conteúdos da próxima Festa. Para isso, dentro dos próximos 15 dias, serão nomeados três elementos da direcção cessante e mais três elementos dos Cingeleiros para arrancar com esse desígnio.
 
Carlos Tomé procura quem o suceda, mas os Cingeleiros nã querem ficar sozinhos na organização da Festa da Bênção do Gado. Carlos Graça disse que a festa é de Riachos, não é só dos agricultores 
Actualizado em ( Quarta, 15 Outubro 2014 16:52 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária