o riachense

Sexta,
29 de Maro de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Chatearam-se as comadres

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Pedro Ferreira foi n.º2 de Rodrigues durante 20 anos. Agora é o n.º1 e lida com a fiscalização feita por Rodrigues
 
Na sessão da Assembleia Municipal em que se aprovaram as taxas municipais para 2015, Rodrigues, presidente da AM, ralhou com a maioria PS da Câmara. No seu habitual tom alto e estridente atirou: “esta é a noite mais difícil de toda a minha vida autárquica, que poderá ter acabado hoje (…) a solidariedade e a amizade têm limites (…). Vou votar em conformidade com a bancada do PS mas não compactuo com isto. Esta inconformidade põe em causa toda a bancada do PS que o aprovar”.
 

Pedro Ferreira e Luís Silva, presidente e vice, não conseguiam disfarças expressões de espanto durante todo o tempo das intervenções inesperadas de Rodrigues, enquanto na bancada do PS não houve qualquer intervenção perante a cada vez mais evidente cisão entre a facção Ferreira na Câmara e a facção Rodrigues na Assembleia.

A verdade é que a dupla que durante 20 anos foi inseparável no governo do município começou há já alguns meses a mostrar sinais de divergência. Esta foi a segunda vez que António Rodrigues insinuou a incompetência do executivo e disse em plena Assembleia Municipal que se poderia demitir por não concordar com a Câmara. Além disso, durante este verão quente do PS, Pedro Ferreira e Luís Silva fizeram campanha, embora discreta, por António Gameiro (candidato a um segundo mandato à federação distrital do PS) e António José Seguro (candidato a líder nacional do PS), enquanto António Rodrigues foi um dos mais aguerridos promotores da candidatura distrital de Céu Albuquerque, presidente da Câmara de Abrantes, e de António Costa. Também o número dois da Assembleia, José Trincão Marques, apoiou o movimento costista.

Pouco antes das eleições distritais, realizaram-se as eleições socialistas em Torres Novas, destinadas a escolher os delegados ao congresso da federação de Santarém, a que concorreram duas listas e onde votaram 40 militantes torrejanos. A lista encabeçada por Pedro Ferreira venceu com mais do dobro dos votos (elegendo cinco deputados) que a lista encabeçada por José Trincão Marques, apoiada por António Rodrigues, que elegeu apenas dois. Em Torres Novas, também Gameiro, apoiado por Ferreira e que venceria a eleição para a distrital, teve mais votos do que Albuquerque, apoiada por Rodrigues.
 
Questionado no fim da sessão da Assembleia se vai mesmo abandonar o órgão deliberativo, António Rodrigues respondeu: "está dito, está dito".

Actualizado em ( Terça, 18 Novembro 2014 15:29 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária