o riachense

Quinta,
28 de Maro de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Judo: Verónica Raposo regressa à competição para se sagrar vice-campeã nacional

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Além da conquista da medalha de prata, a participação permitiu a Verónica (em cima à esq.) conhecer as novas colegas
 
Uma das maiores sensações jovens do desporto em Riachos está de volta à acção. Quando interrompeu a competição, há cinco anos, Verónica Raposo ainda era júnior mas já participava em provas de seniores, uma prática comum entre os jovens talentos do judo.
 
A paragem para a dedicação ao curso de treino desportivo em Rio Maior foi completa: nem competições, nem treinos. Basicamente foi um tiro directo de há cinco anos atrás para a segunda posição do pódio do Campeonato Nacional de Seniores, conquistada em Odivelas no passado dia 8 de Novembro.
 
No princípio da época em que regressou ao activo, Verónica Raposo teve entrada automática para o nacional, dado que no campeonato zonal não se apresentaram outras atletas da sua categoria (-70kg).
 
No torneiro, no pavilhão multiusos de Odivelas, onde estiveram 159 atletas em combates ao mais alto nível, a judoca de 23 anos venceu dois combates com a pontuação máxima e perdeu um. Este combate com a campeã nacional de juniores Andreia Zeferino, da SFUA do Pinhal Novo, durou até ao fim dos quatro regulamentares, sem que nenhuma atleta tivesse pontuado. A derrota foi atribuída a Verónica por causa dos três castigos que recebeu.
 
A atleta que em 2009 integrou a selecção nacional durante a Taça do Mundo ao lado de atletas como Telma Monteiro, Joana Ramos, Yahima Ramirez ou Leandra Freitas, e venceu o torneio internacional Kiyoshi Kobayashi no mesmo ano com o ‘quimono luso’, fez um balanço positivo do campeonato nacional. Especialmente por ter possibilitado o conhecimento das atletas que agora estão na sua categoria, disse. Agora há que “trabalhar alguns erros que cometi para melhorar no meu clube, com a ajuda de todos os atletas e, claro, o Luís que é a peça fundamental para que isto aconteça” para renovar a ambição que afinal nunca perdeu e “talvez na próxima competição ir além do segundo lugar”.
 
A maioria dos atletas do Clube de Judo de Riachos estão na formação, mas Verónica revela que alguns têm bastante garra e que lhe permitem treinar a sério e progredir, nomeadamente com promessas como os cadetes Ivan Ramos (que está a dar cartas na sua categoria e já tem competido em provas de juniores) e Bernardo, também com o júnior David, e claro com Nuno Ribeiro (sénior) e o mestre Luís Gonçalves.
 
Em termos de competições seguintes, aguarda-se o calendário de 2015, sendo que provavelmente a próxima prova será os Masters.
 
Nuno Ribeiro foi o outro atleta do Clube de Judo de Riachos que participou no Campeonato Nacional. Também recentemente regressado ao activo, o atleta de 29 anos não conseguiu chegar às medalhas em Odivelas, visto que a sua categoria (-90 kg) é sempre uma das mais fortes, com nove atletas em combate.
 
Da Associação de Judo de Santarém participaram neste campeonato sete judocas ribatejano, tendo Fausto Ferreira, do SCOCS conquistado o bronze em -100 kg.
 
Actualizado em ( Sábado, 13 Dezembro 2014 18:01 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária