o riachense

Sexta,
29 de Maro de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Em Assentis o Malagueiro Café reactivou o jogo da bola de pau

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Foi quando a taberna passou a café, em meados da década de 1980, que deixou de se jogar o jogo da bola de pau em Assentis. O Café da Liberita, recentemente mais conhecido pelo Café da Sara, fechou agora para dar lugar ao Café Malagueiro, situado mesmo ao lado.
 
Foi em torno da reconstrução de um edifício obsoleto e da reactivação do jogo da bola de pau que o Nuno Matos e a Sara Graça fizeram o seu projecto.
 
Apoiado em 60% pelo Proder através da ADIRN, o Malagueiro tem um amplo espaço interior, um primeiro andar com esplanada com vista para a serra e para os moinhos da Pena e uma sala de jogos e um quintal onde está a nova ‘pista’ do jogo do pau. Esta prática lúdica é um jogo parecido com o jogo da malha, mas joga-se com bolas de madeira.
 
Mas o Malagueiro Café, de linhas e cores modernas, foi concebido para ser mais do que o principal sítio de Assentis para ver a bola e beber a bica. Nuno Matos acredita que o novo café vai ser um “meio para a coesão social” e vai dar espaço ao “convívio inter-geracional”. A reactivação do jogo, perto de 30 anos depois da última partida, deu azo a expectativas nos meses prévios à abertura e a discussões entre os velhos conhecedores daquela tradição lúdica para apurar as regras exactas, de entre as várias versões de cada um.
 
O nome remete para um outro património histórico da localidade. Malagueiro é um sítio junto a uma ribeira onde existiu uma extração de barro para fabrico de telhas, cujas chaminés são também visíveis da esplanada do novo café.
 
A localização, junto aos Moinhos da Pena e na fronteira com o concelho de Ourém, permite ao antigo jornalista d’ O RIACHENSE fazer parcerias com empresas de turismo rural daquela zona, assim como organizações de BTT (fazendo no Malagueiro a partida e chegada dos percursos existentes junto às maravilhas naturais da freguesia) e ponto de apoio a peregrinos a caminho de Santiago de Compostela, que são muitos os que passam por Assentis, aproveitando um desvio para passar por Fátima.
 
Houve discussão para apurar as regras do jogo da bola de pau
 
Nuno Matos e Sara Graça estão por detrás do Malagueiro Café 

Actualizado em ( Terça, 27 Janeiro 2015 22:36 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária