o riachense

Quinta,
25 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Feira Medieval evoca elevação a vila no 30.º aniversário da elevação a cidade

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Ibn Iussuf, D. Sancho I, D. Dulce de Aragão e D. Mendo Extrema serão as personagens principais da edição de 2015 da Feira Medieval de Torres Novas, cujo lema é “A Carta do Povoador”. As recriações históricas vão remontar ao verão de 1190, quando após a destruição da povoação e a sua reconquista ao domínio sarraceno de Ibn Iussuf, o "Almansor", Torres Novas foi feita vila por D. Sancho I. São pois de esperar reconstituições dramáticas das lutas entre o exército cristão e o exército mouro antes daquelas que encenam a atribuição do primeiro foral da nova vila, dado pelo segundo rei de Portugal. Dulce de Aragão era a sua rainha e Mendo Extrema o primeiro alcaide torrejano.
 
A Feira Medieval, que decorrerá entre 4 e 7 de Junho e tem um aumento de 0,50€ no custo da pulseira para todos os dias, homenageia D. Sancho I, o "Povoador" de Torres Novas, e recorda a sua instituição como vila precisamente no ano em que se celebram os 30 anos da sua elevação a cidade (1985). Até ao fim de Março a Câmara deverá anunciar a agenda de eventos de comemoração desta efeméride, espalhada pelo mês de Junho.
 
As audições para as personagens (todos têm barba e bigode, excepto a rainha) decorreram em Fevereiro, e as candidaturas para animação do recinto estão abertas, assim como apelos à inscrição de voluntários para as mais diversas tarefas. Já a decorrer está, segundo disse a organização, que este ano é pela primeira vez da responsabilidade directa da Câmara, dado o desaparecimento da Turrisespaços, a aprendizagem de esgrima histórica para fazer a recriação dos combates, na “sala de armas” de Torres Novas, o Palácio dos Desportos.

Actualizado em ( Segunda, 16 Março 2015 11:54 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária