o riachense

Sexta,
26 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Votar no projecto Canstruction do agrupamento Artur Gonçalves

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
A máquina de flippers do agrupamento foi
 
A escola Dr. António Chora Barroso e o Centro Escolar de Riachos, em conjunto com todo o Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves, estão a participar numa iniciativa solidária contra a situação de "fome sem precedentes" em Portugal.
 
Tem como lema “É Preciso Ter Lata! Canstruction Portugal” e trata-se de um concurso interescolar de enormes esculturas feitas com enlatados de comida. 
 
As esculturas foram construídas no Estádio de Braga, onde estão em exposição de 27 de Março e 2 de Abril. Depois da exposição, serão desmanteladas e as latas (cheias) da nossa obra de arte irão ser doadas a três instituições se solidariedade social no concelho de Torres Novas (CRIT, Centro de Bem Estar Social da Zona Alta e Lar Dr. Carlos de Azevedo Mendes).
 
A equipa responsável pela escultura do agrupamento Artur Gonçalves construiu uma escultura que representa um objecto icónico da cultura popular; uma máquina de Flippers com 2700 latas. Para alcançar este objectivo as escolas apelaram à participação da comunidade, através da entrega de latas de atum, feijão branco, preto e frade, grão, cogumelos, pasta de sardinha, ananás, nas escolas do agrupamento.
 
A equipa responsável pela construção da escultura “Flip’Arte” foi constituída por Filipa Rodrigues, Marta Cancela, Dina Carvalho, Diogo Belo, Leonardo Lopes, Ana Fernandes, Carolina Pereira, Grazielly Silva, Maria Cotrim, Adília Pedro e Pedro Freitas (intérprete de língua gestual).

A votação para a "Escultura Favorita do Público" (cujo Prémio MICRO I/O são 500€ em produtos ou serviços electrónicos) está aberta até às 23:59 do dia 1 de Abril. Cada "Gosto" na fotografia da escultura na página de Facebook do projecto conta como um voto.
 
O conceito de “Flip’Arte” é baseado na icónica máquina de jogos fllipers (ou pinball), por cá conhecida também por “Dona Elvira” e tornada famosa nas décadas de 70 e 80. A escala da nossa máquina de enlatados foi aumentada e conta com alguns efeitos luminosos para reforçar a verosimilhança ao modelo real. Num mural, que corresponde ao painel da pontuação, surge a mensagem “FOME, 0 Credits”, sendo que o objectivo da pontuação é decrescer (e não o contrário), para tentarmos “acabar” com a fome.
 
Na descrição da pela, a equipa agradece ao arquitecto João Ferreira, Associação de Pais do Agrupamento Artur Gonçalves, Associação de Estudantes, Jornal “O Riachense”, Rádio Torres Novas FM, Grupo Motard Garças Rolantes, Grupo Motard Tesos do Ribatejo, Centro de Reabilitação e Integração Torrejano, Bom Petisco, Ginásio UrbanCorps, professores, técnicos, alunos e restante comunidade escolar.
 
O projecto global “É Preciso Ter Lata” angariou mais de 104 mil latas de comida, o que corresponde a mais de 26 toneladas de alimentos. Nas três edições do evento houve sempre um aumento de participantes. Este ano houve 29 equipas inscritas.
 
As latas estão cheias de comida e serão entregues a três IPSS de Torres Novas
Actualizado em ( Terça, 31 Março 2015 11:26 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária