o riachense

Sexta,
19 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

João Luz

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

E porque não...?

O lugar em que vivemos é o nosso primeiro elo de ligação ao resto do mundo. Saímos de casa, percorremos as ruas, olhamos à volta e queremos ver e ouvir e cheirar coisas que nos emocionem, que nos enalteçam, que nos tragam algum sentido de belo.
Mas aqui não é isso que acontece. Perguntamos “o que me faz ficar aqui?” Não gostamos da primeira possibilidade de resposta e continuamos. Sabemos que o mundo é pequeno e que há muito lugares onde gostamos do que vemos quando caminhamos pela rua. Perguntamos “porque é que o lugar onde nasci e cresci deixou de ser o lugar onde quero estar?”
Aqui, olhamos à volta e percebemos porquê. São muito poucos os motivos de comoção, de alegria e de beleza. Pior do que deixar de acreditar que as coisas podem ser melhores, é acreditar que o normal é as coisas estarem assim-assim. Diz-se “se uma casa está a cair é porque é velha e não dura para sempre”. Os velhos vão ficando até cairem, os novos vão saindo sem saber quando vêm, os que ficam habituaram-se a ouvir mentiras tantas vezes repetidas que as tomam como normalidade. Repetimos a pergunta “o que me faz ficar aqui?”
Os dias empurram-nos para frente, a resposta vai sendo adiada e o que queremos é descansar ao fim do dia, quando chegamos a casa. A vida segue assim, um dia de cada vez, e quando nos apercebemos passaram quinze anos e meio depois do fim do mundo. Dizia-se que o mundo ia acabar no fim do século passado mas alguma coisa nos fez continuar, não sabemos exactamente o quê. Provavelmente, o mundo já acabou e nós estamos num limbo onde as coisas definham devagar.
A nossa primeira esfera de ligação ao mundo está a definhar e nós estamos sentados no sofá a descansar. Lá fora, as casas estão a cair, as pessoas não querem ficar e até as ervas daninhas estão a secar. Acaba-se o trabalho, acaba-se a água, acaba-se a vida e é assim que o lugar onde crescemos já não nos comove. Pelo contrário, entristece-nos.
Se a tristeza não nos tolhesse o discernimento e fôssemos capazes de a transformar em raiva, então daríamos um murro na mesa do poder e aí gritávamos “vou dizer o que me trouxe aqui!” Daríamos mais um murro na mesa e gritávamos “bebi água daquele rio, corri naqueles pinhais, foi naquela casa que vivi!” Do outro lado da mesa, há-de estar alguém que já não sabe o que isso é. Esqueceu-se de quem é. Não consegue ollhar-nos nos olhos e perceber que estamos a gritar de raiva. É alguém que já não ouve, já não vê, não sente, não consegue dizer mais além do mesmo que se continua a dizer depois do fim do mundo, é alguém que vai ficar velho como as casas, vai cair, ficar em pó, ficar para trás. O que fica para trás são duas ou três folhas escritas onde tudo fica resumido e arrumado numa gaveta. Quem se senta atrás da mesa do poder esqueceu-se de fazer a mesma pergunta todos os dias, ao acordar, “o que vou deixar para trás?” Quem se senta atrás da mesa do poder, esqueceu-se de caminhar a pé pelas ruas, de se sentar à beira rio e de ficar a ver quem passa.
Devíamos dar um murro de raiva na mesa do poder e gritar “lembra-te do que foste quando eras criança!” A fragilidade continua desde o berço. Crescemos e ficámos presos entre dois mundos. Na verdade, houve um mundo que acabou no século passado.
Caminhamos agora entre o que resta. Este novo mundo já não será feito por quem está no limbo, mas sim por quem conseguir reconstruir sobre as pedras do outro século. O limbo é um lugar de esquecimento e silêncio. O novo mundo é um lugar de memória, de troca e de reconstrução. Chamemos de volta as mentes utópicas para desenhar linhas renovadas e devolver alegria ao olhar. Só encontraremos serenidade no lugar que habitamos se nele pulsar a mesma vida que nos traz a caminhar pela rua. Perguntamos “o que me faz ler isto até ao fim?”

Actualizado em ( Quinta, 27 Agosto 2015 10:42 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária