o riachense

Quinta,
28 de Março de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

João Moreira

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Trabalhe à bruta mas divirta-se à bruta!

De médico e de louco

Escrevo estas linhas ainda a queimar os últimos cartuchos de férias. Não é altura para reflexões muito sérias nem muito longas. Não me apetece uma "crónica-feijoada", antes uma "crónica-saladinha" em honra do Verão que passou.

O País foi a banhos e voltou com aquela depressão sub-clínica de quem sabe que vai ter de esperar 350 dias para voltar a ser a sua vez.

O ordenado anda curto e o governo resolveu não só ficar com dinheiro de impostos e afins mas também com dias de férias e feriados para mostrar à sra Merkel que somos mais papistas do que o Papa. Felizmente em Julho e Agosto nada disso interessa: onde houver um português há sardinha, há costeleta, há imperial; há crianças cobertas de areia da cabeça aos pés; há gelados desde o neto ao avô; há Sol e protector solar que por qualquer razão teima em não proteger a careca, as orelhas e os calcanhares; há mães desesperadas a correr atrás de crianças com água pelos joelhos porque o mar é perigoso e nunca se sabe. Há tudo isto e muito mais. E ainda bem!

Hoje em dia anda muito na moda o conceito de Burnout, ou seja, de exaustão associada ao trabalho, pela quantidade de trabalho ou pelas condições ou ambiente emocional em que é realizado. Apesar de ainda não ser oficialmente reconhecida como uma doença, esta entidade anda frequentemente de mão dada com perturbações depressivas e de ansiedade, afectando a qualidade de vida do próprio e, através de perda de produtividade, até o retorno do empregador. Forçar alguém a trabalhar mais do que o razoável em piores condições do que as razoáveis acaba por ser um tiro no pé.

O mais importante, assumindo que não podemos demitir-nos e arranjar um emprego como tratador de tartarugas numa ilha paradisíaca no Pacífico, é criar condições para repousar, conviver, recarregar baterias adequadamente. Se não puder ir ao Rio de Janeiro, vá à Nazaré. Se não puder ir à Nazaré, vá à Aldeia do Mato. Mas vá. Pela sua saúde e a carteira do seu patrão.

Actualizado em ( Quarta, 21 Outubro 2015 16:13 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária