O investimento é razoavelmente avultado, mas o retorno é positivo, tanto em termos comerciais como sociais, diz-nos o médio cardiologista Jorge Guardado no intervalo de uma das sessões de formação do Programa de Desfibrilhação Automática Externa.
Â
A clÃnica Ucardio, situada no largo da Igreja Velha, vai ter, a partir de Dezembro, um DAE (desfibrilhador automático externo), um equipamento médico de choques eléctricos destinado à rápida intervenção em casos de paragem cardiorrespiratória. É sabido que 20% das mortes em Portugal acontecem subitamente e que maioritariamente estas mortes estão associadas a fibrilhação ventricular, uma disfunção da actividade eléctrica do coração, e é comprovado que o único tratamento eficaz nestes casos é a desfibrilhação eléctrica.
Â
Apesar de a lei de 2012 apenas obrigar a instalação de equipamentos DAE em locais de acesso público de dimensão relevante, como centros comerciais, estádios e pavilhões, estações de comboios, etc., a UCARDIO quis integrar este elemento na sua estratégia de diferenciação pelo melhoramento do pessoal, do modo de trabalhar e da tecnologia à disposição. Trata-se de um passo à frente desta clÃnica, visto que são raras as clÃnicas de ambulatório que têm um DAE, sendo provavelmente a única no distrito.
O médico responsável pela clÃnica disse-nos que com o aumento permanente de utentes (e acompanhantes), de técnicos e de exames realizados na clÃnica, o número de pessoas que ali circulam diariamente justifica a medida. A probabilidade de o DAE vir a ser utilizado é baixa, mas maior do que noutros locais públicos, visto que os utentes da UCARDIO são, na sua maioria, doentes cardÃacos. Além disso, fica no local de maior circulação de pessoas em Riachos, o largo.
Â
A UCARDIO anunciou que o equipamento ficará à disposição da população em geral, numa área significativa em redor do centro da vila. Em caso de ocorrência de evento cardÃaco, a procura de assistência na UCARDIO não dispensa a chamada indispensável do 112.
Â
Ao todo, 12 profissionais (médicos, enfermeiros e administrativos) da clÃnica vão fazer a formação em Suporte Básico de Vida e DAE na Casa do Povo, metade dos quais já a fez e a outra metade vai fazer no dia 28 de Novembro. E assim fica garantida a presença na clÃnica de pelo menos uma pessoa habilitada a utilizar o DAE (auditado anualmente pelo INEM) ao longo das 12 horas do horário de abertura.
Â