o riachense

Terça,
19 de Março de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

António Mário Lopes dos Santos

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Sem imprensa não há democracia

O Riachense, como toda a imprensa regional, encontra-se em perigo de sobrevivência. A televisão, por um lado, a informática, o telemóvel, por outro, vão construindo paulatina e conscientemente, a nível mundial, uma nova mentalidade e um novo corpo social: um ser humano passivo, influenciável, domesticado, a caminho duma redução de linguagem, do contacto verbal, duma substituição da palavra escrita por uma oralidade rudimentar e uma comunhão esotérica nos telemóveis de abreviaturas, ideogramas, resumida estenografia. 

Cada vez mais a dizer-se em contacto, cada vez mais universal: na realidade, um ser solitário carregando em teclas, ligado ao mundo por um ecrã polarizado, imóvel e solitário como o seu IPOD, navegando o que lhe chega dos milhares de dicionários de imagens, como se tudo fosse uma nova Bíblia revelada por algo ou alguém escondido.

Os jornais transformam-se em pulsações electromagnéticas. Não é necessário correr o mundo. Ele chega-nos diariamente, de qualquer ponto planetário, através duma assinatura, como uma mercadoria instantânea. Devido aos fusos horários, o próprio conceito de tempo é subvertido. Mais de uma vez, li o Le Monde no dia anterior, horas antes, ao da publicação em papel chegar às ruas de Paris. Chegava-me, proveniente dum país da América do Norte, onde o dia começava no ontem em que ainda vivíamos. E eu lia, perto do fim do dia, o jornal do dia seguinte.

Muita informação não seleccionada conduz, em pouco tempo, à saturação. Desta ao desinteresse, vai um pequeno passo. O que conduz a uma nova humanidade, um ser perdido num oceano de ruído, os cinco sentidos assustados pela violência do mundo externo, a mente sem uma bóia que lhe garanta a sobrevivência do naufrágio da lucidez.

Caminhamos para o fim da escrita, como a que conhecemos? Para o fim da aprendizagem através do livro, do jornal, da folha impressa, da escola com professores, regras, convívio, descoberta, criatividade e disciplina social? 

A aprendizagem da democracia, no seu lento reedespertar desde o Renascimento, e tão desigual no tempo em que vivemos, terá tido apenas a vida fugaz da borboleta atraída pelo fogo onde sucumbirá?

Qualquer sociedade, perdido o caminho do conhecimento, entra na implosão, no retrocesso, reduz-se à barbárie da luta feroz pela sobrevivência ou cai na ditadura de minorias que, a troco do comprimido saciador ou anti-depressivo, lhe exige a total dedicação do corpo e do espírito para o mercado planetário que controla.

Seja comunidade, federação de estados, país, independente dos continentes, da civilização, cultura, religião, ciência, tecnologia, a mesma mensagem é propaganda duma forma profundamente manipuladora. Obedece, Não penses. Não duvides. Tens esses brinquedos para te divertires. Nós damos-te a informação que necessitas para a tua curta vida. A felicidade está na ignorância.

Recuso-me à perda da informação escrita. Neste caso, aos jornais concelhios. Onde coloco O Riachense. Não há muito, dizia-me um amigo: não leio a imprensa concelhia, demasiado restritiva, só dedicada a festarolas, convívios, inaugurações, guerrinhas intestinas entre castas e tribos paroquiais. Leio um jornal diário e vejo um noticiário. 

Penso que esse meu amigo não tem razão. A importância dum órgão informativo numa freguesia, num concelho, é inelutável. Ele liga o que está separado, o que é distante, o que se desconhece, o que se perdeu de vista. Mantém a humanidade na vida colectiva. Mantém a sociedade na sua globalidade, a ideia da diferença na sua essência democrática. A informação nacional, todos o sabem por experiência, pouco ou nada se identifica com a nossa existência concelhia. Liga-nos ao mundo, mas não nos liga a nós. Aí está o papel imprescindível da imprensa concelhia. Dar a conhecer o local à cidade, a cidade ao país. Eis o papel principal da imprensa concelhia, de O Riachense. 

Sem ele, sem o que expõe, polemiza, informa, critica, quem quereria saber dos problemas da freguesia?

Compete aos órgãos municipais, das juntas, assembleias, aos executivos camarários, regiões, compreender como a vida e a morte das localidades dependem dos meios de comunicação. Como a democracia está intimamente relacionada com o jornal em papel que circula. Há verbas para tudo. A festa da Benção do Gado vai receber - e é justo - um subsídio de 40 mil euros, sem o qual dificilmente avançaria com programa delineado. Mas a imprensa que a publicita está condenada à inexistência? Os poderes que, hoje, existem, porque há diferença de opinião, sem essa imprensa, não estarão a abrir as portas à sua extinção? 

Será por acaso que nos países onde renasce o autoritarismo, a segregação social, o fundamentalismo nacionalista, as guerras religiosas, só há informação manipulada e sob o controlo do ditador ou das elites do poder?

O Riachense, como imprensa escrita, não pode morrer. Em nome da própria vida da freguesia.

25 de Fevereiro de 2016
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

António Mário escreve sempre às quintas-feiras em www.oriachense.pt

Os outros artigos de António Mário Santos 

Actualizado em ( Segunda, 29 Fevereiro 2016 18:56 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária