o riachense

Quarta,
24 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

PS esgota Palácio dos Desportos em jantar de campanha

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

José Eduardo Carvalho, presidente da Nersant, Vieira da Silva, ministro do Trabalho, Jorge Lacão, secretário de estado e eleito recentemente deputado, foram algumas das personalidades que manifestaram apoio a António Rodrigues na sexta-feira à noite. Para o próximo mandato, o candidato promete apostar “forte e feio” na criação de emprego e na educação.

Texto e foto: Nuno Matos

Depois de todos os convivas estarem sentados à mesa, Manuela Pinheiro, número três na lista à câmara, pediu a todos os presentes um momento de silêncio para reflexão de modo a ganhar força para vencer as eleições. Depois do apelo ao divino, entrou em cena a fadista riachense Teresa Tapadas que cantou o fado Avé Maria.
A seguir ao repasto, foram chamados para o palanque todos os candidatos socialistas. Na hora do discurso, Luís Silva, candidato à assembleia municipal, referiu que o número de pessoas presentes no jantar é a demonstração da força do PS. Mesmo assim, mostrou-se algo cauteloso: “Vamos enfrentar as eleições com tranquilidade, mas contamos com a vossa ajuda”.
As “mentiras da oposição”
No discurso mais esperado da noite, Rodrigues começou por dar alguns exemplos da sua gestão: “O desemprego tem baixado no concelho, a câmara paga a 90 dias aos seus fornecedores, paga o subsídio mensal a bandas e ranchos, e as contas da câmara apresentaram um saldo positivo de três milhões de euros em 2008”.
Cansado de ouvir “mentiras” vindas da oposição, referiu que não fez só obras na cidade: “Quem fez o jardim infantil e dois viadutos em Riachos? Quem embelezou o largo do Paço? Quem recuperou o teatro da Meia Via? Quem renovou a estrada entre o Vale da Serra e Pedrógão?”, questionou, vincando, mais uma vez, que as obras na cidade só foram feitas, porque existiram apoios comunitários para esse fim.
Quanto ao próximo mandato, Rodrigues diz que vai apostar na criação de emprego, “Torres Novas vai voltar a ser procurada pelas empresas” e na educação “os centros escolares são um luxo, com laboratório, biblioteca, ginásio… ”
O candidato garantiu ainda que TUT irá a todo o concelho no próximo mandato.
José Eduardo Carvalho, presidente da Nersant, agora do lado de Rodrigues, mas em tempos ligado ao PSD, elogiou o político com um “o melhor autarca do distrito” e, concluindo com um desabafo muito pessoal: “Não te desejo a vitória, porque já está garantida”.
Jorge Lacão também apelou ao sentimentalismo da época: “Todos estamos orgulhosos de te ter como presidente da câmara de Torres Novas”, e Vieira da Silva referiu que o trabalho autárquico de Rodrigues ombreia com o melhor que foi feito em Portugal.
 

O que Rodrigues promete fazer:

- Construir Casa da Cultura, em Riachos – “Nem que demore um, dois, três ou quatro anos, vou fazê-la até final do mandato, diz, dando, com estas palavras, a entender que Carlos Tomé tinha razão quando afirmou em Riachos que não há dinheiro para a Casa da Cultura.”

- Concluir Jardim da Vila, em Riachos. Obra que tinha arranque programado, primeiro para Janeiro de 2008, e ser estreada na Festa da Bênção do Gado desse ano. Posteriormente, seria em 2009, e agora faz parte das promessas para os próximos quatro anos.

- Intervenção na Costa Brava e estrada da Cascalheira – início até final deste ano. No âmbito do ambiente, a gestão de António Rodrigues tem sido desastrosa. Grande parte do concelho continua sem saneamento básico e com estradas em mau estado e inseguras, quer para automobilistas, quer para peões. A Costa Brava é apenas um dos números negros e a Cascalheira outro. Numa situação completamente diferente ficou a entrada da fábrica SLD, que há cerca de um ano foi beneficiada com um tapete de asfalto junto à entrada das instalações, onde dantes havia a cancela. Pergunta-se como é possível asfaltar um troço de estrada desactivado (e não o fazer na frente da Luz & Irmão, onde agora corre o trânsito desviado da passagem de nível) e não há respostas.

- Adesão às Águas do Ribatejo – “irá resolver os problemas ambientais e de saneamento”. Como irá resolver a curto prazo problemas de fundo, como a não existência de rede de esgotos, de estações de tratamento, de violações constantes ao ecossistema, por parte de instalações industriais?

- Recuperação da estrada do Alvorão e Torres Novas/Boquilobo – início até final do ano.

- Recuperação da estrada Assentis/Beselga e Fungalvaz/Alburitel – início em Novembro.

- Pavimentação Brogueira – início esta semana.

- Recuperação da Quinta da Lezíria – início esta semana.

- Mata municipal e piscinas descobertas na Várzea dos Mesiões

LS
 

Actualizado em ( Quarta, 07 Outubro 2009 00:37 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária