o riachense

Tera,
19 de Maro de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Trumpalhada Total

Já tudo ou quase tudo foi dito sobre a eleição de Donald Trump como 45º Presidente dos Estados Unidos da América. Não quero aqui lançar mais nenhuma teoria, seja ela partidária, jornalística ou de pura (e assustadora) dormência social. A razão pela qual escrevo estas linhas deve-se somente ao facto de viver nos Estados Unidos contam já 3 anos, e igualmente ao medo pelas gerações futuras. 

Enquanto rascunho estas palavras oiço uma estação de rádio, a NPR, uma das poucas que ainda se dá ao luxo de locutar, imparcialmente, tanto republicanos como democratas. Não é bem pelo discurso político que a oiço, mas antes pela boa qualidade musical e também pela distracção de boas entrevistas a políticos, actores, músicos, religiosos e outros tantos da esfera social que me dão a conhecer mais um pouco desta cultura tão vasta e confusa. Numa destas entrevistas, há poucas horas atrás, ouvia uma senhora a questionar alguém sobre o suposto “grande e lindo” muro que Donald Trump tanto promoveu na sua campanha eleitoral. Respondia um senhor, dono de uma construtora multinacional, que para construir o muro que Trump tanto deseja, terá que ser paga uma quantia astronómica de dinheiro, estimada entre os 15 e os 25 bilhões de dólares. 

Eu cá, assim numa questão de segundos, lembro-me de um bilhão de outras coisas que se poderiam construir com 1% desse dinheiro. E isto é que me assusta. Ter um Tio Patinhas à frente de uma potência global. O liderar de um país aparece como um desafio económico para este indivíduo, e esquece-se a importância de tornar uma nação unida, constituída por ser-humanos, num exemplo mundial a seguir. Esta nação nunca esteve mais fraca e dividida como agora. 

Voltando a espreitar o muro… Esse foi edificado por diversas vezes na História, e ela repete-se. Perturba-me que em pleno século XXI ainda exista um discurso tão pavoroso quanto o de Donald Trump. Esse discurso é triste, pobre, mal articulado. Tudo por uma audiência de reality-show. Por diversas vezes tenho conversas em que me dizem o quão envergonhados estão os americanos. É uma vergonha pelos valores de independência, liberdade e multiculturalidade que os Estados Unidos produzem desde há muito tempo. A terra dos sonhos transforma-se numa triste realidade. É uma vergonha para as gerações vindouras que vão crescer com este exemplo, estudá-lo nas escolas e, infelizmente para alguns, segui-lo como exemplo de liderança.

Os valores que o novo presidente profetiza, sejam eles políticos, morais ou culturais, são estupidamente primitivos e irracionais. O futuro dos Estados Unidos, a meu ver, irá sofrer uma grande regressão e as consequências serão, provavelmente, desastrosas. Aliás, já o são. Têm sido noticiados, quase todos os dias, assaltos racistas e xenófobos em escolas, ruas e estabelecimentos comerciais. Não que não existissem antes - a América já nos mostrou que, infelizmente, essa é uma realidade difícil de arrancar. Porém, as razões tornam-se agora, a olhos de muitos, justificadas, pela “limpeza” profunda que Trump quer implementar no país. E ninguém sai ileso: vemos muçulmanos, sul-americanos, asiáticos, afro-americanos e seja quem for diferente do americano branco e das suas crenças cristãs, a tentar defender a sua identidade de puros actos de ódio, mesmo que tenham nascido numa América livre. E pior ainda, estes exemplos alastram-se mundo fora.

A mim, dizem-me: “não te preocupes, és branca e tens estudos”. Um estranho sentimento assola-me a alma quando desdramatizam a situação. Por vezes é difícil lidar com o receio de uma sociedade cruel, que se transforma todos os dias num cúmulo de pânico, medo pela liberdade de expressão… Mas onde é que já vi isto antes? 

A verdade é que ainda estão todos à espera de ver se as acções serão tão agressivas quanto se diz. Vejo imensa gente inquieta por saber se continuarão nos seus postos de trabalho, e até neste país. Nós cá em casa também nos questionamos todos os dias. E a ansiedade paira no ar… Talvez seja altura de voltar ao nosso cantinho abençoado. Esperemos para ver! 

Raquel Carrilho
Estados Unidos da América

Actualizado em ( Domingo, 27 Novembro 2016 11:51 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária