o riachense

Quinta,
25 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Raquel Carrilho

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Riachos contemporâneo

"É preciso “educar o povo”, diz-se, eu cá digo - é preciso mostrar ao povo. Mas para que isso aconteça são precisos espaços, infra-estruturas dignas"

Ultimamente tem-se discutido muito a cultura riachense. E tem-se discutido, de facto, porque há pessoas que a ela se dedicam. O que não há, e não é novidade para ninguém, é apoios. Mas dessa discussão todos estamos fartos. O que me traz hoje a este jornal é a falta de conhecimento dos próprios riachenses em relação à produção cultural e artística proveniente das gentes de cá. Todos apreciamos, e temos orgulho, na nossa excelente Banda Filarmónica, no nosso aclamado Rancho Folclórico e outras associações e colectividades riachenses de qualidade, que nos são familiares. No entanto, que conhecemos nós para além disso? Basta a existência destas entidades fortemente ligadas à tradição popular, e respectivas actividades, para nomear Riachos uma terra das arte e da cultura? A mim não me parece. E digo-o sem qualquer desprimor aos acontecimentos culturais que frequentemente assistimos. Mas a cultura não se faz apenas da tradição e do popular, cultura significa também evolução, o mundo assim o exige.

Vivemos hoje numa cultura contemporânea, diversificada, complexa, onde o fenómeno simbólico da arte é marca registada de uma sociedade. E em Riachos há gente que não pára, que desenvolve a sua arte que se inscreve nos mais diversos géneros e movimentos que existem por todo o mundo. Os que de cá saem com algo para mostrar, desde a música, teatro, dança, vídeo, fotografia, pintura, etc., levam sempre um pouco de Riachos também. E por esse motivo gostaria de ver a minha terra a aproveitar as características que a identificam, combinando com o que de mais recente se faz na esfera cultural e artística, exposto e divulgado cá.
É preciso “educar o povo”, diz-se, eu cá digo - é preciso mostrar ao povo. Mas para que isso aconteça são precisos espaços, infra-estruturas dignas. E por este ‘Riacho’ adentro sabemos que existem muitos lugares que podiam ser muito bem restaurados e utilizados. Não digo que os artistas e gente ligada à cultura queiram tornar Riachos numa metrópole cultural, mas a verdade é que não há, no mínimo, condições nem oportunidades, tão pouco, para que possamos apresentar manifestações contemporâneas na terra que nos viu nascer. E é uma pena, porque a arte não serve só para entreter.

                      

Actualizado em ( Quinta, 08 Outubro 2009 15:51 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária