o riachense

Sexta,
26 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
A Vila à nossa medida

"É o costume. Oculta-se o projecto (se ele existe) não vá algum dos maldizentes dos Riachos pronunciar-se."

Costumo dizer que moro na Vila mais desprezada do Ribatejo e, por isso, já me têm perguntado por que é que continuo a morar lá. Começo, então, com aquelas justificações da treta que nasci lá, tenho lá a família, os amigos, as minhas coisas, enfim, gosto das pessoas, é a verdade. Esta ligação à terra onde nascemos é qualquer coisa de irracional mas tem os seus efeitos. Nos anos que residi fora não passava sem vir cá regularmente e assim que pude voltei, o que me obriga a correr diariamente para a Capital, coisa que não mata mas mói.
Por gostarmos da terra, tentamos envolver-nos nas coisas, contribuindo para que a mesma evolua para o bem comum. Mas esse envolvimento esmorece quando os anos vão passando e nada se vê a melhorar. Ficamos eufóricos quando o Riachense é campeão. Ficamos orgulhosos quando o rancho, a banda ou alguém individualmente aparece numa posição de destaque. Ficamos garbosos depois de trabalharmos meses a fio como escravos e chegamos ao final de mais uma Bênção do Gado e gostamos do que fizemos. Mas esta alma riachense que nos faz engrandecer e dizer que somos bairristas não tem paralelo quando se trata de pensarmos a nossa terra, de a planearmos e zelarmos por ela. Para reivindicarmos  junto do poder local melhores condições a que temos direito, somos moles, frouxos até, e continuamos a acreditar nas promessas dos políticos que já provaram em sucessivos mandatos que nos tratam como munícipes de segunda.
Na nossa terra não temos monumentos, não temos infra-estrutura que marque, que a identifique. Somos uma terra simples, de gente simples de trabalho. Temos pouco. Mas nem o pouco que temos é minimamente cuidado.
No passado dia 25 de Abril vi, com muito agrado, centenas de crianças e jovens escuteiros que, provavelmente, conheceram Riachos pela primeira vez. No entanto, incomodou-me vê-los pela hora de almoço nos nossos poucos espaços verdes, a pularem pelo meio da erva ou da espécie de relva altíssima. Era assim na 2.ª fase da cooperativa. No campo a que chamam parque das merendas ainda lá foi alguém cortar o pasto. A enfardadeira é que deve ter avariado e a erva ficou lá, mais ou menos emaranhada. Sabendo destas visitas, não houve uma alminha caridosa que desse uma aparadela naquela relva. Isto é o mesmo que convidar alguém para jantar em nossa casa e servir em pratos sujos. Podemos não ter louça de porcelana, mas lavada é o mínimo que se exige. Neste caso, a Câmara, a Junta ou lá a quem lhe compete, não teve esse zelo.
Este episódio leva-nos para questões antigas: zelo pelo que é nosso é qualquer coisa de desconhecido para quem gere os destinos da freguesia. Basta olhar à nossa volta e constatar a realidade.
O nosso centro, o largo, onde toda a história de Riachos está ligada, sofreu já dois atentados: o primeiro quando lhe demoliram a igreja velha, o segundo quando construíram o edifício onde está a caixa agrícola. Com arquitectos, engenheiros e doutores da defesa do património e constrói-se um mamarracho que não tem enquadramento possível no restante edificado. Feito esse atentado arquitectónico, não se desenha, ainda assim, qualquer requalificação para o largo que o torne mais aprazível. Continua aquele desleixo e mais que isso, o abuso como é exemplo a violação continuada do troço de rua, oficialmente fechado. É o nosso berço mas já ninguém quer saber dele.
Outro exemplo junto ao largo é o mercado. A ideia para a sua requalificação deve ser a de deixar andar até que os vendedores, pela ordem natural das coisas, vão desaparecendo. Pouco mais abaixo, a escola Adães Bermudes, um dos símbolos desta terra, que uns quantos pacóvios como eu, reclamam, daqui a pouco há gerações, para que seja recuperada, vai cair. Dizem-nos agora com toda a desfaçatez, como se a responsabilidade não fosse deles, que o edifício não tem recuperação. É para deitar abaixo e fazer, provavelmente, mais um mamarracho. O pavilhão desportivo lá está por acabar com o terreno a servir de lixeira. Um pouco melhor desde que o movimento Limpar Portugal limpou o que pôde.
O parque de merendas, com direito a placas a indicar o caminho, tem três bobinas de cabos eléctricos a improvisar mesas (algum incauto que lá vá só pode merendar de pé pois não há bancos e, se os levar de casa, fica com a dita mesa a bater-lhe na testa). Não admira que na 5.ª Feira da Ascensão não houvesse vivalma naquele “parque”. Visitamos Concelhos logo aqui ao lado como Golegã e Chamusca que se dizem muito mais pobres que o de Torres Novas que, mesmo em pequenas aldeias, têm espaços públicos aprazíveis e cuidados, com mobiliário adequado. Mas nós não. Somos o Concelho marcado pela ostentação circunscrita à cidade. O Concelho das grandes obras de todas as rotundas de todos os formatos possíveis e imaginários.
Por vezes, não são necessários grandes investimentos mas pelo menos que sejam devidamente integrados e adequados aos fins. Riachos, não tem coisa que se diga com princípio e fim. Parece que o que nasce é tudo mais ou menos atamancado. Lutámos durante anos e anos por melhores condições de circulação pedonal na estrada nacional. A muito custo, fizeram-se, parcialmente, uns passeios com mais lombas que o carrossel da feira. Lá vamos andando a contornar obstáculos. A boa vontade é que se acabou a meio e as ruas de St.º António e Bênção do Gado continuam com muita valeta por onde andar.
Agora, andam a fazer uns jardins de pedra no Tocha. Dizia-se que era uma zona verde e que estava pronta antes da Bênção do Gado de 2008. Depois que se faziam as infra-estruturas antes da festa e a relva era colocada só depois. Já se gastaram por lá umas boas sacas de cimento a fazer umas coisas que parecem uns heliportos. O que sairá de lá, não se sabe, mas sabe-se que o que foi prometido não é o que está a ser feito. É o costume. Oculta-se o projecto (se ele existe) não vá algum dos maldizentes dos Riachos pronunciar-se.
Perante tudo isto e muito mais que se podia citar, estamos, insistentemente, calados.
Na cerimónia das comemorações do aniversário da elevação de Riachos a vila as entidades políticas falaram para uma sala praticamente vazia. Pudera, temos razões para comemorar? Parece que não. Mas porque é que continuamos indiferentes? Este nosso alheamento no que à política diz respeito só vem provar que consentimos que usem o poder como lhes aprouver e é isso que lhes interessa. Em tempos, um Presidente da República disse que tínhamos direito à indignação. Pois indignem-se!
Para não acabar só a dizer mal, o que gosto mesmo é do carro de bois na rotunda à Rua do Ribeiro com uma chavelha cor-de-rosa. O que é que querem? Faz-me sorrir, ou vociferar impropérios, depende da ocasião. É a nossa cereja em cima do bolo.

João Triguinho Lopes    
Actualizado em ( Quinta, 27 Janeiro 2011 15:48 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária