o riachense

Sexta,
26 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Um baú chamado memória

Era homem, chefe de família. Na verdade, podia ser um qualquer adulto…
Chegado o Natal, era tempo de fazer o gesto habitual desta época. Fechava os olhos e respirava por alguns segundos.
Nesse instante abria o baú das recordações. Limpava a poeira das imagens, aclarava os cheiros e optimizava os sabores.
Juntava as letras dos nomes daquelas pessoas que o marcaram, mais ou menos, para o bem e para o mal, e com quem passara tantas horas. Algumas dessas pessoas já teriam falecido e outras tantas eram velhinhas. Poucos não teriam casado e constituído família, também. A maioria teria seguido os passos considerados habituais: casamento, filhos, alguns até netos.
Nesse baú chamado memória não existiam sorrisos para as fotos nem segundas oportunidades para focar bem a máquina. Tudo era natural, como se de uma máquina antiga se tratasse. E tratava-se mesmo ou, no mínimo, funcionava de forma semelhante! Esta não escolhia altura nem estado de espírito para disparar. E quantas vezes o fazia sem flash… Neste baú procurava a época de criança, que guardava num lugar especial chamado coração. Foi uma época nem sempre fácil, mas ainda assim a sua, e orgulhava-se bastante disso.
Recordava a primeira vez que tinha andado de bicicleta, as quedas, as subidas às árvores, os brinquedos que fazia com latas e carrinhos de linhas, as bolas feitas de meias e areia, a rebeldia, o não querer saber de nada, as reguadas da professora por não saber a lição… Recordava-se até dos sapatos maltrapilhos, dos calções pelo joelho que sempre fora obrigado a vestir, e daquela camisa de lençol, típica dos domingos… Até isso lhe trazia saudade. Ou talvez nostalgia seja um termo mais sensato.
Recordava o sorriso genuíno e inocente de criança.
E então pensava, com aquele ar de quem já viveu muito, abanando ligeiramente a cabeça em tom afirmativo e tranquilo “como fui feliz…”
Era esta a magia que o Natal lhe trazia: a de saber que o presente não era fácil e que o futuro se adivinhava trabalhoso, mas que, apesar disso, iria olhar-se no seu espelho interior e pensar que tudo, mas tudo, tinha valido a pena!

Mária Pombo

Actualizado em ( Segunda, 13 Dezembro 2010 16:00 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária