o riachense

Sexta,
19 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

BOLETIM METEOROLÓGICO
Quem somos?

Não será, certamente, novidade para ninguém a edição em dvd, em venda através do jornal Público, dos filmes que Michel Giacometti e Alfredo Tropa fizeram para a RTP no início dos anos 70 sob o nome Povo que Canta. Esta edição torna finalmente disponível – e há tanto tempo que isso se desejava - um dos melhores trabalhos de sempre sobre a cultura popular portuguesa, pela qualidade dos registos filmicos e sonoros, o rigor do projecto de recolha, a informação crítica que enquadra e completa as gravações efectuadas pelos caminhos, quintais, campos, adros e soleiras do Portugal rural, prestes a deixar de o ser.
Trata-se de um tesouro raro, de um conjunto de momentos irrepetíveis que ganhou uma qualidade mítica para a minha geração, influenciando decisivamente umas quantas vocações etnográficas, fornecendo as bases para a exploração de caminhos da maior criatividade musical ou, pelo menos, ajudando a compreender melhor o povo que somos e o país que projectamos. Levados pela memória e pela imaginação, voltamos a olhar, de ouvidos espantados, para a leveza dos rodopios que se levantam da rudeza das pedras de Trás-os-Montes, para as alegrias minhotas, para as melodias festivas das tocatas do Douro e da Beira Litoral, para a solenidade iluminada dos tempos duros da Beira interior, para a melancolia desesperançada que se espalha pelo chão alentejano, pelo som misterioso e veloz dos algarves, pelo... espera aí, pelo quê? mas não falta aqui nada?
Quase nem se dá por isso, levados no encanto e na maravilha que se transmite das vozes, dos corpos, dos instrumentos rudimentares (dos assobios!) com que se ampara o sacrifício do trabalho, com que se procura elevar o espírito para mistérios que se respeitam, com que se celebra e festeja a alegria do dia-a-dia, com que se estende um galanteio ou se procura um consolo, mas há de repente uma geografia incompleta que interrompe o enlevo. E do Ribatejo? Nada?
Pois, nada ou quase nada. Nesta, como em tantas outras vezes em projectos semelhantes, fossem de etnomusicologia ou de tecnologias tradicionais, de levantamentos de festividades ou de recolha de mezinhas caseiras. O percurso repete-se quase sempre idêntico: Trás-os-Montes – Minho – Beiras – um passo de gigante – Alentejo – Algarve. Mas no Ribatejo não havia música nem danças? Ranchos de trabalhos colectivos? Pastores e gadanheiros? Mulheres a rezar? Benzeduras e quebrantos? Facécias e jogos infantis? Póvoas ribeirinhas, tantas vezes criadas ou sobrepostas por famílias avieiras? Formas de modelar o barro, de entretecer o bunho, de fazer meia, de transportar água, de manejar o cajado, de amanhar os campos, de atrelar os animais, de atar os lenços à cabeça, de serrar a madeira, de abrir poços e valas? No entanto, praticamente com a excepção do monumental levantamento da Arquitectura Popular Portuguesa e, ainda que noutro nível, das receitas da Maria de Lourdes Modesto na Cozinha Tradicional, parece que a existência do Ribatejo só era conhecida dos próprios ribatejanos...
Não cabe aqui aprofundar a discussão sobre esta estranheza, se isso se deveu a algum entendimento do Ribatejo como uma espécie de prolongamento de Lisboa, e por isso potencialmente menos interessante como fonte de práticas populares “genuínas”, se era uma região entendida como descaracterizada pelos cruzamentos e sobreposições de gentes e tradições entre as Beiras, o Alentejo e a Estremadura, se foi alguma reacção meis ideológica à sobrerepresentação que, paradoxalmente, na mesma época o Ribatejo tinha na iconografia e na construção de uma mitologia oficial do “homem português”, de que os campinos e as toiradas foram emblemas maiores (tirando as praças monumentais, em quantas terras do Ribatejo se encontram praças de toiros? comparem com o Alentejo e, mesmo, com a Beira Baixa...).
Mas que este assunto merece estudo e reflexão, disso não tenho dúvidas. Quem somos nós, que nos definimos facilmente e espontaneamente como ribatejanos, desde que não tenhamos que explicar o que isso é? O que é que contribui para a construção dessa ideia de nós próprios? Que elementos singulares ajudam a definir uma região, internamente diferenciada e contrastante mas suficientemente distinta das que a rodeiam? E que continuidades, sobreposições e misturas temos com esses territórios vizinhos?
Em Novembro constituiu-se uma nova associação que tem por objecto a cultura popular ribatejana, a Homo Taganus (que raio de nome!) – Associação de Folclore e Etnografia do Ribatejo, que ao que parece, e sintomaticamente, logo começou por se confrontar com a necessidade de demarcação de terrenos em relação a associações congéneres a norte e a sul... Está igualmente em processo de consolidação o Forum Ribatejo, que desde há um ano tem vindo a lançar as bases para uma discussão alargada sobre a região, e não apenas no campo da etnografia. Outras associações, mais antigas, sobretudo ligadas ao folclore e ao turismo, têm trabalhado igualmente nesta área. Fala-se na realização de novos congressos do Ribatejo e do folclore ribatejano. No horizonte, entre as núvens da crise, adivinha-se o relançamento da questão da regionalização do País. Vamos saber, mais e melhor, quem somos nós?

 


Carlos Simões Nuno

Actualizado em ( Quinta, 23 Dezembro 2010 10:24 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária