o riachense

Quarta,
24 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Agricultura e Mundo Rural
Oportunidades em tempos de crise

É certo que o país atravessa uma grave crise económica. É certo que palavras como deficit, rating, FMI, PIB e dívida pública entraram no vocabulário da maioria dos portugueses.
Mas nem tudo são desgraças. A agricultura e o mundo rural continuam a possibilitar oportunidades de sucesso ou diminuição do impacto negativo que tem vindo a caracterizar outras actividades económicas.
Desde a agricultura empresarial, passando pelos nichos de mercado locais ou até mesmo pelas hortas familiares, o sector agrícola pode e será certamente um amortecedor das dificuldades que todos conhecemos.
Todos necessitamos de comer e as populações tendem a aumentar.
Também as outras actividades do mundo rural, sejam elas de serviços, turismo, animação ou apoios complementares à agricultura, podem ser alternativas ou complementos de rendimento das populações rurais.
Estão identificadas várias carências que, com maior ou menor investimento e com espírito empreendedor, podem constituir fontes de dinamização do espaço rural, criar fontes de riqueza e contribuir para o aumento do rendimento das famílias rurais.
O Estado, mesmo com dificuldades orçamentais e de aplicabilidade, ainda disponibiliza financiamentos a este tipo de investidores. O PRODER e o QREN são exemplo.
Evidenciam-se assim oportunidades no espaço rural que podem evitar novos êxodos para as cidades, nem sempre com sucesso, nem sempre a melhor aposta.
O espaço rural oferece hoje condições de vida muito semelhantes às das grandes cidades, as acessibilidades, os serviços básicos e as oportunidades não se vinculam só aos grandes centros.
Por outro lado os espaços rurais oferecem, ainda, uma qualidade de vida inalcançável nos grandes centros urbanos.
Parecem assim, mesmo em tempo de crise, existirem boas oportunidades no espaço rural.
Actualizado em ( Quinta, 07 Abril 2011 13:30 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária