o riachense

Quarta,
08 de Fevereiro de 2023
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Riachos tem novo clube de judo

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Primeiro na Sopovo, depois no Atlético, agora com nome próprio. Quase duas décadas depois de ter chegado a Riachos, o judo adquiriu um novo emblema. O Clube de Judo de Riachos foi fundado no dia 11 de Janeiro de 2011, contanto 73 atletas dos quatro aos 45 anos e cerca de uma centena de sócios.

A prática de judo em Riachos começou agregada à Sopovo em 1992. No final da última década surgiram algumas divergências com a cooperativa de habitação e em 2008 a formação passou para o emblema do Atlético Riachense, enquanto os competidores continuaram a representar a Sopovo.
“Como ouvi dizer que o pavilhão, cuja gestão seria entregue ao Atlético, estaria em vias de ser concluído, decidimos que era a altura certa para sermos integrados no clube”, explica Luís Gonçalves, vice-presidente e treinador. “Ficaríamos num espaço com todas as condições”, acrescenta Pedro Vieira, secretário.
Em 2009 e 2010 já todos os atletas da formação e competição integraram a secção de judo do Atlético. Mas foi sol de pouca dura. “Esperávamos receber os subsídios camarários relativos à formação, mas saiu-nos o tiro pela culatra”, confessa Pedro Vieira. Por seu lado, Luís Gonçalves adianta que quando ingressou no Atlético, apenas solicitou as verbas atribuídas pela Câmara destinadas ao judo, assim como uma gestão própria, mas afinal “mesmo para termos uma camisola do Atlético, tínhamos de ter patrocinador”.
“Nunca nos foram fornecidas as condições que pedimos e chegámos à conclusão que para estar sem apoio e sem clarificação por parte do Atlético, mais valia formar um novo clube completamente autónomo e com capacidade para tomar decisões”, sublinha o presidente António Simões, que diz perceber porque motivo a comissão administrativa que gere o Atlético nunca se quis comprometer, porque está a prazo, não existe direcção. “Sempre que fomos pedir as verbas da formação, a resposta foi sempre a mesma: não tinham dinheiro”, revela Luís Gonçalves.
Foi então que os responsáveis começaram a pensar em criar um clube próprio. Em Janeiro deste ano nasceu o Clube de Judo de Riachos, vocacionado para a formação.
Quanto aos subsídios, Luís Gonçalves recorda ainda que na Sopovo recebia da Câmara cerca de 3 mil euros por ano. E lamenta: “Só que o Atlético nos desse 1500 euros do que recebeu ou tem a receber da Câmara já dava para 13 ou 14 tapetes, sendo necessários 80 para uma área de competição”. A falta de tapetes é uma das grandes dificuldades do novo clube. Os que têm usado são emprestados pela Associação de Judo de Santarém.
O outro grande obstáculo é falta de um espaço próprio. Desde que o judo saiu da Sopovo, tem utilizado uma sala da Junta de Freguesia, onde funciona agora também a sede do clube. No entanto, continua a aguardar a conclusão do ginásio no pavilhão: “Seria a cereja no topo do bolo, porque é o espaço ideal para a prática da modalidade e possibilita a realização de torneios”, diz Pedro Vieira.
Mas as dificuldades deste grupo que já formou centenas de atletas e dezenas de medalhados, não terminam na falta de instalações. O número de praticantes sofreu um decréscimo nos últimos anos porque deixou de se ir buscar crianças a casa e às escolas por não haver carrinhas e condições para cumprir a nova legislação que obriga cintos de segurança e cadeirinhas. Sem poder aceitar a responsabilidade de conduzir uma carrinha com crianças, Luís Gonçalves deixa a tarefa para os pais, que as transportam para os treinos e torneios.


Órgãos sociais do Clube de Judo de Riachos
Direcção: presidente António Simões, vice-presidente Luís Gonçalves, tesoureira Vera Lúcia Melo, secretários David Paula e Pedro Vieira.
Assembleia-geral: presidente José Rodrigues, secretários Sílvia Alves e Tiago Rodrigues.
Conselho fiscal: presidente Norberto Triães, secretários Margarida Oliveira e Julio Reis

Corpo técnico
Treinador: Luís Gonçalves. Monitores: Pedro Vieira, António Simões e Cláudia Rosa

Torneio Jovem
O Clube de Judo de Riachos vai organizar o Torneio Projecto Jovem da Associação de Judo de Santarém no próximo dia 10 Junho, no pavilhão de Riachos, a partir das nove da manhã, com a presença de vários clubes do distrito.


Dia de convívio

Para o dia 11 de Junho, o Clube de Judo de Riachos tem marcado um treino convívio no pavilhão, seguido de almoço, onde serão entregues os novos cartões de sócio. Haverá também venda de rifas para aquisição de tapetes. 
 
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária