o riachense

Terça,
23 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Os pentelhos da desgraça
A ideia de que o pior sempre nos tem que calhar é enervante e doentia. Perder o orgulho e a energia do querer vencer é transformarmo-nos em povo pindérico. Tenho esperança que um dia havemos de conseguir dominar e aniquilar este fatalismo doentio. Mas obstáculos há. E há-os na pele de políticos histéricos que nos fazem crer que são, eles próprios, a verdade suprema e tudo o resto é figura de manicómio. Dizem, contradizem-se e desdizem-se num arraial de treta e circense surrealismo. Insultam-se e travestem-se de heróis nacionais. À direita do Partido Socialista nunca a perversão foi tão longe. É o esfolamento e a desagregação social levados a sangue frio e a passos largos. A temperatura sobe e, com a aproximação do Verão, procura-se a sombra das troikas e triunviratos como desculpa para tudo. Como se troikas e triunviratos representassem a sabedoria, a celestialidade e a razão suprema.
Esta palermice profunda enterra-nos como a areia movediça. Ao invés da união e entendimento, busca-se a vingança e o ódio num acto extremo e talibânico. Fazer crer que o partido que governou nos últimos anos é um bando de criminosos ou que o seu líder é o satã culpado de todos os males é um erro grosseiro e colossal. É uma acusação monstruosa que, perigosamente, se começa a transformar numa torrente inquisitorial. Mas a verdade é muito simples para se conseguir ocultar. Os partidos da ala direita sabem bem que, não aproveitando a convergência de factores favoráveis inerentes à crise, no seu lânguido anseio do poder, a travessia do deserto poderá prolongar-se por muitos e muitos mais anos.
Sabemos bem que a economia é uma mecânica global e cada país funciona num ritmo de compressão e descompressão equivalente à sua dimensão. Um pouco como um balão cheio de água, que se movimenta na direcção de uma parede. Quando bate, se rebenta é o desastre. Se não rebenta, há uma face que toca a parede e retrocede, enquanto a oposta ainda se movimenta. Actualmente, se a economia mundial mostra indicadores promissores de retoma, então estamos perante um balão que começou a retroceder o seu movimento.
Portanto, a 5 de Junho, promova-se o voto em consciência e combata-se o abstencionismo. Acima de tudo diga-se a verdade sem rodeios, sem ódios, sem rancores. Transmita-se esperança e não o medo. Promova-se a coragem e não o fatalismo.
Mas, seja qual for o resultado final das eleições, tudo vai ser muito complicado, caso não se saiba perder. Isso é que vai ser mesmo uma grande chatice.
Actualizado em ( Quarta, 18 Maio 2011 19:03 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária