o riachense

Terça,
23 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Mária Pombo

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Retrospecto

 

 Há duas épocas, final do ano lectivo e Dezembro, em que faço precisamente isto: fecho os olhos e penso nas coisas boas e nas coisas más do ano (neste caso, lectivo). É um exercício que não tem um propósito muito denso, que serve apenas para eu pensar um bocadinho no que foi o ano e no que pretendo que seja o próximo, de forma a melhorar as coisas más e a repetir ou guardar apenas as coisas boas…
Faço isto desde que entrei na Faculdade (creio que como forma de encarar a evolução da vida como uma coisa natural e extremamente positiva).
Foi um ano de mudança.
Começou com a decisão difícil mas muito desejada de abandonar uma licenciatura e iniciar outra de raiz. A realidade é que foi um ano especial e o motivo foi esta mudança, que acredito que influenciou tudo o resto.
Foi um ano de aprendizagem e de escrita. Com prazer.
Aprendi a escrever contos, recensões; escrevi um monólogo; comecei a escrever aqui e a ter nestas folhas o meu espaço; escrevi aquela que se traduziu na primeira grande reportagem da minha vida. É isto que um dia quero fazer como profissão. Só isto, simples assim.
Foi um ano de realização de sonhos.
Distribuí comida por pessoas sem-abrigo. Esta revelou-se uma experiência bastante enriquecedora do ponto de vista pessoal porque permitiu conversar com muitas pessoas rejeitadas pela sociedade, pessoas boas e com carácter e algumas que o tempo transformou em pessoas loucas (mas não menos felizes, eu creio); umas que viram nas ruas uma opção de vida sem limites físicos, outras que, quase sempre ligadas ao álcool e à droga, não tiveram alternativa. Todas elas procuravam ali uma refeição quente, quase sempre a única refeição quente da semana, mas também procuravam braços abertos, calor humano.
Fiz teatro. Aprendi que o teatro é um espaço que permite conhecermo-nos um bocadinho mais a nós mesmos e aceitar o espaço dos que nos rodeiam, que permite que uma personagem seja cheia de nós, cheia de vida, que permite dar luz a uma cidade, transformar um acaso num grande momento. Ser feliz.
Meus caros leitores, o que estão dispostos a fazer pelos vossos sonhos?

Actualizado em ( Quarta, 06 Julho 2011 11:56 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária