o riachense

Sábado,
20 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

António Mário Lopes dos Santos

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Tudo muda: as mentalidades, as leis – até o território

 

 

Era bom poder desenhar a escrita do tempo


Numa época em que o poder político coloca, com insistência, em cima da mesa, a reforma do sistema administrativo português, seria bom no debate, mesmo a nível local, já iniciado , se deixasse de lado o partidarismo eleitoralista e se procurasse uma reflexão da importância das freguesias no tecido concelhio torrejano, na sua dupla dimensão rural e semi-urbana (nenhuma das freguesias da cidade são classificáveis de urbanas).
1 – A primeira constatação é que, das 17 freguesias actualmente existentes, a sua fundação varia, desde o século XII ao século XXI. Se até ao segundo quartel do século XVI, a documentação conhecida aponta para quatro freguesias semi-urbanas na vila (S. Tiago, S. Pedro, S. Maria e S. Salvador), e três nas zonas rurais, as de Santa Maria da Serra (antiga do Alqueidão, depois do Pedrógão), de Lapas e da Ribeira, todas as demais se confinando, mesmo com igreja definida e confraria religiosa-solidária estruturada, às igrejas paroquiais da vila.  No século XVII já se encontra o registo de novas freguesias, respeitando a reforma administrativa iniciadas com D. Manuel, D. João III, continuada na dinastia filipina,  e que se estrutura no século XVIII, com a reforma joanina dos arcebispados de Lisboa. Com o Marquês de Pombal já encontramos, na documentação coeva, a estrutura da maioria das freguesias concelhias  . Passará mais tarde para Tomar, a da Igreja Nova (a actual Paialvo). Na segunda metade do século XIX, foi anexa ao concelho a freguesia de Mira de Aire, autonomizada no século XX. Com a instalação da República, separam-se as que irão formar o concelho de Alcanena (Alcanena, Monsanto, Bugalhos). O concelho perdeu espaço, uma vez mais, na ditadura saída do 28 de Maio de 1926, quando se transformou o lugar do Entroncamento, da freguesia de S.Tiago, em concelho. Em meados do século XX, foi autonomizado o lugar de Riachos, transformado em freguesia autónoma.
O 25 de Abril veio, ainda, originar novas mudanças: a rural das Lapas associada à cintura das freguesias da cidade e a criação da freguesia de Meia Via, destacada da de S. Tiago.
Se não mudou o espaço, o tempo e a acção social, política e religiosa das elites e, por outro lado, com o acordo ou a passividade das populações, forjaram o nascimento, casamento, divórcio e morte de diversas freguesias e o tamanho do concelho.
2 - Uma segunda constatação: a reforma administrativa dos concelhos e a das freguesias, raramente surge por exigência das populações locais, mas sim por razões de estratégia de domínio – em qualquer época - dos interesses dos detentores do poder. Hoje, por razões de «falso economicismo» governamental, como simplificadora da burocracia administrativa das freguesias, excessivas em número e minoritárias em população, já que nos concelhos é mais complicado e difícil de mexer, ignora, de antemão, o que conduziu um país a dividir-se em duas regiões desiguais e opostas, uma, ao longo da periferia costeira, desenvolvida (?), urbana, assente nos sectores secundário e terciário, outra, no interior, rural, envelhecida, desertificada, dominada pela igreja católica, conservadora e auto-suficiente no abastecimento alimentar, mas carente dos sectores civilizacionais contemporâneos: água, esgotos, telecomunicações, serviços de saúde e de educação.
Não creio que se possa, como irá inevitavelmente acontecer, meter todos os ovos no mesmo cesto, tratando o interior como o litoral, as freguesias de Bragança, ou as do Alentejo interior, como as de Lisboa e de Setúbal; ou mesmo localmente, a da Paço, ou da Chancelaria, como a do Salvador.
Há particularismos que definiram mentalidades, modos de produção que definiram formas sociais particulares de existência, ambientes que geracionaram formas de conduta e pensamento individualizados, que nem as regras estatais colectivas e uniformizantes (Estado, administração centralizada, funcionalismo público, religião católica apostólica romana hierarquizada) conseguiram universalizar.
A história concelhia guarda exemplos significativos desse divórcio entre a demografia estatística dos planos dos governos centrais e os anseios das populações. Exemplos bem recentes concelhios são a criação das mega-escolas e a transferência das populações estudantis, como por exemplo, para a do Pedrógão, das crianças das freguesias da Zibreira e da Ribeira, conduzindo a prazo, naquelas, à desertificação e ruína dos povoados rurais, com as inevitáveis consequências ambientais, económicas, sociais e culturais.
3 – Não sou a favor da eliminação das freguesias do concelho de Torres Novas, entidades definidas ao longo dos séculos, com características e estruturas próprias que, mau grado os elementos de organização, controlo, manipulação e domínio dos poderes temporais e religiosos, se mantiveram com um fundo atemporal e individualizado, ou se forjaram paralelamente a partir dos condicionalismos persecutórios e impeditivos das identidades ou grupos étnicos diferenciados.
4 -Já o mesmo não digo das suas junções administrativas.
 Considero bem mais urgente a reforma da legislação eleitoral nacional e municipal, quer na obrigatoriedade do voto, quer na penalização do número de deputados ou vereadores pela abstenção e voto nulo declarados em urna, quer na total alteração da acção das assembleias municipais, hoje órgãos totalmente secundarizados, com a redefinição da sua intervenção na fiscalização e controlo da Câmara Municipal, com a existência obrigatória duma comissão permanente durante todo o seu mandato, com actividade de fiscalização sistemática dos actos das vereações municipais, e de uma periodização maior da sua actividade.
Um outro elemento deturpador da acção deliberativa e fiscalizadora das Assembleias Municipais consiste na dupla função dos presidentes de junta que, eleitos para as freguesias, que votam individualmente nas assembleias municipais, ao serviço do partido por que concorreram e não pelos interesses das populações que representam. Aceita-se que os mesmos intervenham nas assembleias, como representantes dos interesses das suas freguesias, mas sem direito a voto, já que alteram a posição dos eleitos desse órgão, e neles as populações não votaram para essa específica função. É uma fraude à votação municipal, esse direito do representante da freguesia, que a partidarização política presidencializou, votando segundo o interesse do partido que representa.
5 – Duvido, mas é uma questão a debater, que as propostas do Dr. João Carlos Lopes sobre a fusão em juntas únicas das freguesias Lapas-Ribeira(?), Alcorochel–Brogueira, Parceiros-Zibreira, Assentis-Paço(?), ganhem em pragmática administrativa o que perdem em identidade patrimonial e ambiental. Mas estou de acordo na junção das quatro freguesias da vila numa única entidade administrativa.
6 – Essa junções irão criar problemas com a mentalidade religiosa, já que, desde o século XIII, e, mais tarde, com a centralização hierárquica das freguesias, a partir do Concílio de Trento, as freguesias são definidas pelos seus oragos católicos, que se mantiveram até hoje, forjando tradicionalmente a mentalidade e sintetizando particularismos locais.
7 - Acima de tudo, importa que as populações das freguesias do concelho se mobilizem para o debate que lhes diz directamente respeito e não deixem nas mãos dos intelectuais, dos partidos políticos, dos presidentes das juntas, dos vereadores e deputados municipais (simples representantes dos partidos políticos), deliberações de que, mais tarde, se poderão ou não – então será tarde – arrepender.
A democracia começa na participação de cada um. Se se ficarem só pela procissão do actual orago, pela festa da localidade, e se ausentarem de tudo o que diz respeito ao seu viver colectivo, ambiente, educação, saúde, organização do território, depois não se queixem.

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Actualizado em ( Quarta, 03 Agosto 2011 15:36 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária