o riachense

Quinta,
25 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

António Mário Lopes dos Santos

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Até quando, autarquia, continuarás a mexer-nos impunemente na carteira?

 


Era Bom Desenhar a Escrita do Tempo

De regresso à investigação, no Arquivo Histórico Municipal, na segunda metade do mês de Agosto, dou-me com o vazio total dos rostos que respondiam, dentro das suas possibilidades, e com toda a atenção, às requisições de documentação avulsa ou dos livros pertencentes ao respectivo inventário.  
Atende-me o responsável do Arquivo Municipal, amigo de muitos anos, a quem o vereador responsável adicionou a ingrata tarefa da acumulação, para a qual reconhece não ter preparação específica.
O executivo camarário optou pelo que se temia: o esvaziamento do pessoal técnico do Arquivo Histórico, dificultando a sua utilização e agravando até ao absurdo a reprodução documental.
 Numa pesquisa feita na última quinta-feira, 18 de Agosto, conseguiu-se desvendar um imbróglio da brochura do inventário distribuído do Arquivo Histórico Municipal, desajustado em relação à mais recente, da actualização do inventário, já que desta desaparecera, sabe-se lá por que artes mágicas, toda a colecção de leis do século XIX.
Só a paciência e a meticulosidade do funcionário responsável conduziu à descoberta duma terceira separata, onde se encontrava a documentação legislativa em falta, mas não do conhecimento do frequentador do arquivo. E, nas duas primeiras, sem a menor referência à sua existência.
Lá consegui descobrir nos Diários de Lisboa – os antepassados na monarquia dos Diários de Governo e, actualmente, dos da República – o que procurava, da história municipal, de que solicitei sete (7) fotocópias tamanho A4. Qual não é o meu espanto, quando, no acto de pagamento, se me pede 4 Euros e 90 cêntimos, 70 cêntimos por fotocópia. Explicam-me que é esse o preço da actualização feita pela autarquia e, decerto, aprovada pela assembleia Municipal, para as fotocópias do Arquivo Histórico. Isto é um roubo, comento. Nas papelarias tiram-se fotocópias a 10 cêntimos. Mas, além de roubo, parece demonstrar uma tentativa consciente de impedir o usufruto dum património público, que é o Arquivo Histórico, onde quem aí pesquisa, investigadores da história concelhia para os seus trabalhos universitários, ou para outras obras de investigação local, parte delas que a autarquia usufrui, sem nenhum encargo de pagamento de direitos editoriais, nas suas publicações e edições municipais.
O facto é que tal preço impede a reprodução fotocopiada de textos, que, por desinteresse ignorante dos responsáveis políticos, nunca foram digitalizados.
Mas, questione-se, para quê? Quando se sabe que, pelo menos, o semanário O Almonda se encontra praticamente digitalizado, desde 1918, mas sem possibilidade desse tipo de consulta, já que não há, para o efeito uma sala, um computador, um ficheiro próprio.
O executivo camarário colocou conscientemente o leitor um pequeno espaço, onde três se incomodam e quatro conseguem prejudicar-se, quando nesse rés-do-chão, há, no mínimo, uma sala que deveria ser transformada numa sala de trabalho e investigação ao serviço dos investigadores, colocando-se o trabalhador aí instalado no gabinete para onde se despejaram os leitores. Não porque o serviço do funcionário não mereça consideração, mas porque pode muito bem ser instalado lado a lado com o actual gabinete administrativo do arquivo municipal. Tal política de abandono dum espaço próprio e específico, com mobília própria e individualizada, iluminação, apetrechos de suporte, computador, no essencial, demonstra o que sempre escrevi: A Câmara Municipal de Torres Novas nunca teve, quer na gestão PSD, quer nesta, do socialismo à António Rodrigues, a mínima política de defesa séria do património concelhio. O que existiu, e ainda existe, assenta no essencial na vertente de propaganda da figura presidencial, sujeita às suas variações de humor e de autorização. Já escrevi artigos suficientes, ao longo de duma boa dúzia de anos, para perder mais tempo com desculpas de mau pagador.
Se se argumentar de que não há dinheiro e o município precisa de mercadorizar serviços, tenho de perguntar – e gostava que qualquer autarca tivesse a dignidade duma resposta. - em quanto ficaram as edições gratuitas dos 15.000 exemplares do Boletim Municipal 2010 revisto e os 3 mil exemplares da brochura Feira Medieval –A Chegada do Rei Menor – 5 a 8 de Maio – Torres Novas 2011, ambos para distribuição gratuita. Decerto muito mais do que as digitalizações da imprensa concelhia que se requisitaram à Biblioteca Nacional e se recusaram levantar nos correios, por decisão de quem confunde poder político com poder pessoal.
Paga , Zé!
E aí vem a decisão da aumentar os preços do TUT. E os estacionamentos pagos já estão na calha, num centro urbano em que os cidadãos perderam espaços livres e públicos. Torres Novas está a transformar-se num local condicionado e pago, ao arbítrio de quem tem estacionamento, pelo cargo político, livre, individualizado.
Será exigência da troika?
Para quando um partido político com acção local, ou um jornal, ou uma comissão de cidadãos, a obrigar uma auditoria às despesas autárquicas, pelo menos nos últimos três mandatos?
É que, como exemplificava o semanário O Mirante de 11 de Agosto, Torres Novas é o concelho do Distrito com maior dívida pública e com um grande incumprimento de pagamento a fornecedores, colectividades, juntas de freguesias. Mas isso não impede que a autarquia continue mais obras, mais projectos, mais endividamento?
A crise, neste concelho, não se sente na despesa corrente dos autarcas a tempo inteiro e nomeados assessores de confiança política. Para estes, vive-se no melhor dos mundos, escolhidos da arca de Noé, prontos a criar um admirável mundo novo. A tempestade, o dilúvio, o desemprego, a insegurança, não os atinge.
Até quando?
É que a história do bem público tem sido um saco muito fundo, onde cabem mordomias, compadrios, assessorias, empregos, subsídios, e tudo o mais que deveria merecer transparência e fiscalização e exigência de responsabilidade cívica e jurídica.
Ou será a carteira dos munícipes um poço sem fundo?


 

Actualizado em ( Quarta, 24 Agosto 2011 15:24 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária