o riachense

Sexta,
19 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Mária Pombo

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Auto-qualquer-coisa

 

Sou uma cidade de deuses, encantada por pessoas humildes. Sou a humildade em pessoa, que em passos curtos se apressa a dar tudo quando já pouco lhe resta.
Sou a história de um povo que se inicia e não termina mais, porque se tem um fim é porque não acaba bem. Sou esse início e aprecio calmamente cada instante, já que o importante não é onde chego mas o que faço pelo caminho.
Sou um pedaço de terra molhada, uma pétala com cheiro a bem-me-quer. Sou a enxada ferrugenta e a camisa transpirada, e por este punhado de chão dou todo o meu suor.
Sou o orgulho do velho reformado que se senta à beira da estrada e nostalgicamente se perde nas suas memórias de infância, rematando com um “naquele tempo é que era bom…”, que ecoa pelas ruas e é ouvido em silêncio.
Sou um barco que se faz ao rio e leva a esperança de um retorno cheio, depois de um dia difícil mas bem passado. Sou a fataça e a enguia, e as migas que completam o manjar.
Sou o bom vinho que faz esquecer os dias piores, que aconchega o corpo nos momentos mais ruins.
Sou a riqueza nos sorrisos doces, nos braços fortes, no tronco esguio. Sou a força das pernas e a altivez dos olhares.
Sou o terreno movediço dos primeiros passos, a sobriedade dos mais sábios, a audácia dos mais destemidos. A valentia dos que dominam o homem, o animal e a máquina, dos que enfrentam o sol abrasador e as chuvas torrenciais.
Sou o bom e o mau, e não anseio a perfeição. Sei chorar, sei rir às gargalhadas, mas também sei qual o momento em que não devo dizer nada.
Sou o ramo de esperança que a criança oferece gentilmente à mãe e à avó, num abraço despreocupado e livre, oferecido sem pensar. Sou a criança que tem sonhos novos em cada dia e acredita na concretização de todos eles. E sou o pai que, ao anoitecer, tenta magicar umas histórias de fadas e heróis para contar aos mais pequeninos.
Sou o berço de muitas vidas, a última morada de outras tantas. E morrer em mim não significa terminar, mas apenas dar lugar a outros para que continuem a história que já começou a ser contada.
O meu nome é Azinhaga.
Muitas vezes não sei o que dizer. Então fico aqui, a apreciar o que já é belo.

Actualizado em ( Quarta, 24 Agosto 2011 15:35 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária