Pedrógão, Meia Via e Riachos
As escolas primárias de Ribeira Ruiva, Vale da Serra, Zibreira, Árgea e Vila do Paço já não vão abrir portas no início do ano lectivo marcado para 8 a 15 de Setembro. Estes são apenas cinco dos 297 estabelecimentos de ensino que o Ministério da Educação mandou encerrar com o acordo das respectivas autarquias.
Segundo a tutela, os alunos destas escolas vão iniciar o novo ano lectivo em centros escolares ou escolas com infra-estruturas e recursos que permitem melhores condições de ensino. No concelho de Torres Novas, os alunos de Zibreira, Vale da Serra e Ribeira Ruiva vão estrear o novo centro escolar do Pedrogão no início de Setembro. Este equipamento, destinado também às freguesias de Ribeira Branca e Zibreira, está praticamente concluído. Tem três salas de jardim-de-infância e sete do 1.º ciclo, além de outras salas de apoio, refeitório e ginásio.
Já os alunos de Vila do Paço irão começar as aulas no centro escolar de Assentis, e os de Árgea na Meia Via, até que o centro escolar da Olaia não fique concluído, o que deverá acontecer no primeiro semestre de 2012. Terá quatro salas de aula para o 1.º ciclo e mais duas salas de jardim-de-infância. Juntam-se ainda outros compartimentos de apoio como sala polivalente, sala de professores, centro de recursos, laboratório de ciências, refeitório, cozinha e sala de ginástica.
Depois da inauguração do centro escolar de Assentis/Chancelaria, em Outubro de 2010, seguem-se os de Pedrógão, Meia Via e Riachos, no próximo mês de Setembro.
A nova escola da Meia Via terá três salas de jardim-de-infância e seis do 1.º ciclo, ginásio, refeitório, biblioteca, laboratórios, sala de informática, campo de jogos e parque infantil.
O centro escolar de Riachos também está em fase de conclusão e pronto a abrir portas. Assim, apesar das escolas de Alcorochel, Brogueira e Casais Castelos, que pertencem ao agrupamento General Humberto Delgado, com sede em Riachos, não figurarem na lista do ministério da Educação, também deverão encerrar assim que estejam reunidas todas as condições para a transferência das crianças, como por exemplo ao nível dos transportes. O novo edifício tem seis salas de aula no 1.º piso, uma delas para apoio a alunos surdos, e no piso térreo, tem salas de actividades e salas de professores. Já o refeitório irá funcionar na nova Adães Bermudes.