o riachense

Segunda,
16 de Setembro de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Rancho Folclórico do Casal Sentista mostrou-se na Sardenha

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Viagem custou 12 mil euros

Uma comitiva do Rancho Folclórico e Etnográfico do Casal Sentista, composta por 27 pessoas, foi à ilha da Sardenha, Itália, entre 27 de Julho e 7 de Agosto divulgar a sua cultura e tradições. Apesar de terem sido dez dias de vários quilómetros percorridos e muitas actuações concretizadas por toda a ilha, o grupo, fundado em 1987, participou no festival internacional de folclore “La Vega” durante os dias 2, 3 e 5 de Agosto. No dia 2, os grupos tiveram a oportunidade de escolher três pratos típicos do seu país, cozinhar e fazer uma mostra gastronómica para a população. Cada país teve direito a uma bancada onde oferecia produtos típicos da sua terra. O Rancho do Casal Sentista levou às terras sardas o famoso bacalhau à Brás, bolos de cabeça e ainda o tão requisitado arroz doce. Não faltou também o vinho e a aguardente. Ainda neste evento, os grupos tiveram a oportunidade de realizar um desfile pelas ruas de Milis, onde cada um realizava uma dança, e ainda ofereceu os sabores de cada país a dezenas de pessoas que presenciavam a iniciativa. Nos dias 3 e 5 realizaram-se espectáculos no anfiteatro da vila de Milis com diversos países.
No entanto, nos dias 30 de Julho e 7 de Agosto, os grupos realizaram uma digressão por toda a ilha indo ao encontro de outros festivais organizados por outras entidades que colaboraram com a organização do festival “La Vega”. Entre as localidades com espectáculos destacam-se as localidades de Fluminimaggiore, Cossoine ou Tertenia.
O dia 4 de Agosto foi dado pela organização como o dia livre para os grupos poderem descansar, ir para às belas praias da região, fazer compras ou visitar a cidade de Oristano, capital de província da região onde os grupos estavam alojados. Pela noite os grupos tiveram direito a um mega churrasco, onde não podia ter faltado a música tradicional/popular portuguesa.
Foram dez dias de muitos desfiles e actuações com dezenas e dezenas de pessoas a apreciarem o espectáculo dado pelo Rancho do Casal Sentista. Para além disso realizaram-se várias actividades, cerimónias festivas, convívio entre grupos, troca de presentes e divulgação de culturas e tradições. A última actuação do festival realizou-se no dia 7 de Agosto com a chegada dos grupos a Milis pelas três horas da manhã. O Rancho Folclórico e Etnográfico do Casal Sentista partiu de Milis às seis da manhã e passados dois dias de viagem chegou a Torres Novas com mais uma participação num grande festival internacional de folclore em nome de Portugal.
Foram vividos momentos de particular emoção quando se ouviu o hino português nas cerimónias antecedentes aos espectáculos e claro na despedida. No total dos festivais, o Rancho do Casal Sentista privou com seis grupos italianos, da Croácia, Costa Rica, Costa do Marfim, Espanha, Eslováquia, Lituânia, Sérvia e Bósnia. Segundo o responsável Carlos Rodrigues, o balanço é bastante positivo pois além das trocas de experiências e amizades, foram também estabelecidos contactos para que alguns grupos participem no 3.º Festival Interfolk que se realizará em 2012, organizado pelo Rancho do Casal Sentista e que culminará com as comemorações dos 25 anos do grupo.
 
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária