o riachense

Sexta,
29 de Março de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

António Mário Lopes dos Santos

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

A Madeira não é tão longe do Continente como muita gente julga

 


Era bom poder desenhar a escrita do tempo

Atento ao progresso do concelho, fui seguindo com muita atenção as inaugurações de escolas e dos estacionamentos. Perguntar-se-ão: que tem uma coisa a ver com a outra? Afirma-se agora que já não há razões para estacionar de qualquer forma, já que a Lena Engenharia Construções investiu no antigo Almonda Parque cerca de quatro milhões de euros, e o torrejano já pode instalar, de forma segura, o seu automóvel, em 333 lugares de estacionamento, ao preço de 0,25 euros por cada 15 minutos, entre as 07$00 e as 23$00. 1 euro/hora… Claro que a Lena Engenharia Construções não é nenhum multimilionário altruísta desses que agora criticam os governos por lhes não taxarem impostos, o investimento tem de ser pago, mais, segundo a sua visão capitalista dos mercados, deve dar lucro. É a sua visão de mundo, e dos seus accionistas. Agora afirmar-se que o problema do estacionamento na cidade deixou de existir, só na cabeça dum político que confunde a nuvem por Juno, e felizmente para ele, vive longe dos problemas económicos e sociais que afectam, na cidade e no concelho, o quotidiano dos cidadãos. Ou será indicativo de que se pensa alastrar o estacionamento pago a diversas zonas da cidade, hoje livre?
As escolas são outro dos investimentos de grande parangona no concelho e que parecem merecer o apoio das populações dos locais escolhidos. O ministro Miguel Relvas falou, segundo a imprensa, no Centro Escolar da Serra de Aire, do estado da Educação em Portugal. «Tem que se acabar com a ideia da escola de secretária, lápis e caneta, temos que criar pessoas para o mercado de trabalho». Quando se colocam crianças do pré-escolar e do ensino básico, do Pedrógão, Alqueidão, Adofreire, Vale da Serra, Casais Martanes, Ribeira Ruiva e Ribeira Branca, Zibreira e Almonda, num centro escolar, no Pedrógão, não se elimina a ligação criança-família-meio ambiente, não se contribui para a desertificação dos lugares despejados, não se gasta em transportes escolares, em passes sociais – e veja-se a guerra que a ideia de que os encarregados de educação, se as autarquias não pagassem, teriam de substituir aquelas, criou nas populações – o que se poupa em escolas colocadas em freguesias históricas, em desemprego docente e discente? E quando a dívida foi transferida para a banca, deixou de ser dívida? Não vai, pelas reduções que se prevêem, continuar a crescer? Já o tenho escrito e a isso regresso. O concelho de Torres Novas sofreu, na segunda metade do século XIX, profundas transformações sócio-mentais (como, aliás, o país) com a explosão das escolas do ensino elementar nas freguesias rurais.
O que, hoje, esta política, incentivada pela concepção educativa do ex-ministro Sócrates e continuada pelos sócio-liberais de Passos Coelho, defende, é a concepção do ensino-mercado, onde alguma tecnologia, como o computador, perspectiva um novo cidadão, saído das linhas de montagens do ensino por objectivos. A minha concepção de ensino não se identifica com o conceito do ministro Miguel Relvas, que pensa a escola como uma fábrica, que até pode ser privada – desde que o Estado compense a excepção – que cria pessoas para o mercado de trabalho. As outras, as de elite, que ele conhece e eu também, com subsídios do Estado, criam os privilegiados que irão dirigir o trabalho e governar os povos.
O projecto da dissolução das freguesias, se no mundo urbano, não cria normalmente, grandes objecções, seguirá o caminho politicamente traçado, de destruição das identidades locais, fechando-lhe os postos médicos, as escolas, rareando-lhe os transportes públicos, eliminando as próprias juntas e assembleias, sem que os locais seleccionados como pólos de ensino, venham a ter, pelas distâncias, pela não integração das crianças nas localidades para onde são deslocadas, pelo ambiente não familiar que choca com o que traz dentro de si, alternativas reais de desenvolvimento. Não é um país de cidadania, de igualdade de direitos e deveres e de oportunidades, de valores democráticos, o que se projecta, com estas escolas (e nem todas estão erradas - o erro está no conceito) e este tipo de estacionamentos. São criações do mercado e para o mercado; para isso, porque não dá lucro, fecham-se escolas do interior, postos médicos, outras instituições de apoio social. Ou eliminam-se os estacionamentos livres, porque os projectos de uns são pagos pelos outros. Como os centros comerciais e os hipermercados, como o individualismo e o fazer-se a si próprio, como a publicidade e as telenovelas onde não há gente, mas ilusões de criar sonhos estéreis, onde o que prevalece é a desigualdade marcada pelo valor monetário, o desinteresse e o abandono a que se sujeitam populações e localidades, tudo em nome de interesses nunca claramente explicados.
O que se passa na Madeira é apenas um exemplo do que deixámos acontecer ao país de Abril.



Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; mso-bidi-language:#0400;}

 

Actualizado em ( Quarta, 21 Setembro 2011 14:25 )  
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária