o riachense

Quinta,
18 de Abril de 2024
Tamanho do Texto
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Mária Pombo

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Andorinhas


Gosto de aves. Gosto muito. Vejo nelas uma liberdade imensa que nos falta a nós, seres humanos, e que apenas artificialmente a conseguimos sentir.
Gosto de andorinhas. Sei que esteticamente há animais muito mais belos, mais fortes, mais atractivos. Gosto de andorinhas pela sua simplicidade, pela sua audácia, por me darem o prazer de as vislumbrar nos finais de tarde de Verão, por me darem os “bons dias” logo cedinho e me lembrarem que o calor me espera e o Sol já chama por mim.
Usamos tantas vezes a expressão “cabeça de andorinha” para chamar distraído a alguém – quantas vezes dou por mim no mundo da lua, a pensar em coisas que não passam na cabeça do menino Jesus? – que até nos esquecemos de que as andorinhas conseguem alimentar as suas crias no ar, sem precisarem de pousar no ninho, e que são animais extremamente ágeis.
Gosto de andorinhas também pela sua coragem, por não se deixarem acomodar num lugar, por procurarem sempre os sítios que as deixam mais confortáveis e mais seguras. E admiro-as por isso.
Este ano tive o prazer de as ver fazer aquilo a que chamamos despedida. Aquele bailado ao nível dos telhados das casas, longo e sem abrandar, talvez numa tentativa de dizerem “até para o ano” aos ninhos que deixaram para trás. Indescritível.
Já nós, humanos, somos animais de hábitos. Fazemos coisas tantas vezes porque sim, ficamos porque é um risco partir e porque é chato levar tudo. Não importa se temos sonhos, se não suportamos o frio ou se estamos desempregados. Ficamos apenas, na esperança de que cheguem os dias melhores. Ficamos porque não nos queremos aborrecer com terrenos movediços. Porque é muito mais fácil apontar o dedo a quem foi e teve de regressar, e é muito mais simples queixarmo-nos de tudo e de todos.
As andorinhas não. Os materiais, para elas, são algo secundário; o que importa mesmo é manterem a salvo as suas crias e correrem atrás do calor, que as faz felizes.
Há animais mais bonitos, mas de que lhes serviria a beleza se precisam é de agilidade? De que me serve a mim um belo corpo se não tiver o cérebro a controlar as minhas palavras e a orientar as minhas atitudes?
Agora, se me dão licença, vou só ali fechar os olhos e sonhar mais um bocadinho… E se perguntarem por mim, digam que estou a voar!


 
{highslide type="img" height="200" width="300" event="click" class="" captionText="" positions="top, left" display="show" src="http://www.oriachense.pt/images/capa/capa801.jpg"}Click here {/highslide}

Opinião

 

António Mário Lopes dos Santos

Agarrem-me, senão concorro!

 

João Triguinho Lopes

Uma história de Natal

 

Raquel Carrilho

Trumpalhada Total

 

António Mário Lopes dos Santos

Orçamentos, coisas para político ver?
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária